Forças de Segurança do Amazonas e do Ceará prendem dupla foragida por homicídios ocorridos em Manaus

Notícias

Ambos eram alvos da DEHS por terem envolvimento em homicídios na cidade

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), em conjunto com a Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai) e apoio da Coordenadoria de Inteligência (Coin) do Ceará, prendeu na terça-feira (21/05) Francimar Silva da Silva, 28, conhecido como “Catatau”, e Kedson Matias Pedrosa, 28, investigados por homicídios ocorridos em Manaus. A dupla, que estava foragida da Justiça do Amazonas, foi presa em Fortaleza, no Ceará.

Em coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (23/05), na sede da DEHS, bairro Jorge Teixeira, zona leste, o delegado Ricardo Cunha, titular da unidade policial especializada, afirmou que essa é mais uma ação bem-sucedida, encabeçada pela DEHS juntamente com as demais Forças de Segurança do Amazonas e a Coin, da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) do Ceará.

“Essa operação resultou na prisão de duas importantes lideranças de uma organização criminosa aqui no estado. Ambos eram alvos da DEHS por terem envolvimento em diversos homicídios aqui na cidade”, salientou Cunha.

A autoridade policial informou que as investigações apontaram que “Catatau” foi o mandante do assassinato brutal de Sândalo Rebouças Marinho, que tinha 19 anos. A vítima foi decapitada no dia 31 de julho de 2022, no bairro Colônia Antônio Aleixo, zona leste.

“Toda essa ação criminosa foi filmada. Após cinco dias do desaparecimento de Sândalo, os vídeos passaram a ser amplamente exibidos nas redes sociais, com o intuito de mostrar aos chefes o cumprimento da missão, bem como impor medo nos rivais”, explicou o delegado.

Delegado Ricardo Cunha, titular da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS). (Foto: Erlon Rodrigues/PC-AM)

Kedson já estava sendo investigado pela participação em dois homicídios, inclusive, possuía mandado de prisão por. No entanto, está sendo averiguado o envolvimento dele em outros crimes na cidade.

Em 2014, ele executou uma pessoa em um posto de combustível no bairro Colônia Antônio Aleixo. Já em 2022, ao ser abordado por uma guarnição da Polícia Militar, ele reagiu e atingiu uma policial militar.

Trabalho integrado

O titular da Seai, delegado Divanilson Cavalcanti, enfatizou o trabalho integrado que levou a identificação de paradeiros dos infratores em Fortaleza.

“Estamos fazendo esse trabalho de identificação dos mandantes e executores, que por vezes estão foragidos em outros estados, como já tivemos prisões em Santa Catarina, Rio de Janeiro e agora no Ceará, além dos que estão aqui no Amazonas”, disse o secretário.

Cavalcanti ressaltou que isso faz parte do enfrentamento à criminalidade, especialmente no que tange a homicídios, para que os índices sejam diminuídos. “É importante frisar que 80% dos homicídios que ocorrem aqui no Amazonas estão relacionados a brigas por territórios de facções”, afirmou.

Divanilson Cavalcanti, titular da Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai). (Fotos: Erlon Rodrigues/PC-AM)

Prisão

Após ser averiguado que os infratores estavam residindo em Fortaleza, foi solicitado apoio da Coordenadoria de Inteligência (Coin) do estado, que realizou o cumprimento das ordens judiciais.

A dupla foi encaminhada ao Sistema Penitenciário do Ceará, onde aguardará o recambiamento para o Amazonas, para assim ficarem à disposição da Justiça.

FOTOS: Erlon Rodrigues/PC-AM.