Conheça a PCAM

Conheça a Polícia Civil do Amazonas

A Polícia Civil combate os crimes por meio da complexa atividade de investigação criminal. A principal atribuição da instituição é a apuração das circunstâncias do evento criminoso e identificação de seus responsáveis. Há diversos sistemas de prevenção, entretanto, a Polícia Civil age quando outras barreiras preventivas não deram resultado.

Para toda unidade policial civil é disponibilizada uma equipe composta por delegado de polícia, investigador de polícia, escrivão de polícia e, a depender do crime, um psicólogo policial. Porém, é válido ressaltar que nem todas as delegacias contam com esse efetivo. Cada um desses profissionais possui atribuições e especialidades específicas, as quais somadas contribuem significativamente para a elucidação e esclarecimento dos mais diversos crimes.

As perícias criminal, médico-legal e papiloscópica também integram as atividades da Polícia Civil, por meio do Instituto de Identificação (II), Instituto Médico-Legal (IML) e Instituto de Criminalística (IC).

Como um órgão de polícia judiciária, a mesma tem como principais funções: apuração das infrações penais (exceto militares) no âmbito do território estadual, na forma da legislação em vigor; o dever de trabalhar para a convivência harmônica da comunidade; realização de investigações indispensáveis aos atos da Polícia Civil; promoção das perícias criminais e médicos-legais necessárias; repressão das infrações penais e zelo pelo bem-estar da comunidade, garantindo o cumprimento dos direitos humanos e protegendo os cidadãos.

A atividade investigativa é sigilosa e requer o conhecimento de métodos, técnicas e tecnologias especificas, além do conhecimento jurídico necessário para evitar arbitrariedades e violação de direitos, sendo tudo materializado por meio de um Inquérito Policial (IP). Após a apuração e elucidação do crime, o IP é encaminhado ao Poder Judiciário, a fim de que o criminoso seja devidamente responsabilizado, devendo a pena ser proporcional ao crime praticado.

Compete também a Polícia Civil, como resultado final das investigações e do processo criminal, o cumprimento dos mandados de prisões expedidos em desfavor daqueles que foram judicialmente condenados.

Em última análise, a Polícia Civil preocupa-se com a elucidação dos crimes que ocorrem em nossa sociedade, colaborando diretamente com a defesa dos direitos fundamentais do cidadão.

A Polícia Civil do Estado do Amazonas divide-se em 30 Distritos Integrados Policiais (DPIs) na capital e 81 unidades policiais no interior do Estado, além de contar com 20 delegacias especializadas que servem como apoio às delegacias distritais. A instituição é comandada pela Delegacia Geral de Polícia Civil, localizada na Rua Pedro Teixeira, 180, bairro Planalto, zona centro-oeste.