Operação Caminhos Seguros: Em Parintins, PC-AM prende fotógrafo por abusar sexualmente da enteada
A vítima relatou o crime após assistir a uma palestra em sua escola
A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada de Polícia (DEP) de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), cumpriu, na terça-feira (13/05), mandado de prisão preventiva contra um fotógrafo, de 56 anos, pelo crime de estupro de vulnerável cometido contra sua enteada, de 11 anos. A ação integra a Operação Caminhos Seguros, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), que tem como objetivo combater e prevenir todo tipo de violência contra crianças e adolescentes.
De acordo com a delegada Marna de Miranda, titular da unidade policial, em abril deste ano, após assistir a uma palestra na escola sobre crimes sexuais, a vítima relatou estar sendo abusada sexualmente pelo padrasto.

Delegacia Especializada de Polícia (DEP) de Parintins. (Foto: Divulgação/PC-AM)
“Após a denúncia, o Ministério Público do Amazonas (MP-AM) solicitou à Vara da Infância e da Juventude do município a decretação da prisão temporária do indivíduo, bem como o cumprimento de mandado de busca e apreensão domiciliar, que foi realizado no dia 14 de abril deste ano”, explicou a delegada.
Conforme a autoridade policial, essas medidas foram adotadas principalmente pelo fato de o autor e a vítima residirem na mesma casa, além da necessidade de reunir mais provas para instruir o Inquérito Policial (IP). Durante as investigações, a vítima foi submetida ao protocolo de atendimento a vítimas de crimes sexuais, conduzido pelo Serviço de Atendimento à Vítima de Violência Sexual (Savvis), além de passar por escuta especializada realizada por uma psicóloga do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).
“Durante os 30 dias de prisão temporária, realizamos diversas diligências investigativas que confirmaram a materialidade do crime”, acrescentou a delegada.
Ainda segundo Marna de Miranda, com base em toda a investigação, foi solicitada a conversão da prisão temporária em preventiva. O mandado foi cumprido na tarde de terça-feira, na sede da delegacia, onde o indivíduo já se encontrava detido. Ele será encaminhado ao sistema prisional.
FOTO : Divulgação/PC-AM