PC-AM capacita policiais para o atendimento a crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de crimes
A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Comissão de Capacitação, Treinamento e Desenvolvimento (CCTD) e Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), com o apoio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), iniciou nesta segunda-feira (03/06), a capacitação voltada a policiais civis para o atendimento a crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de crimes.




Curso: escuta policial de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência. (Fotos: Erlon Rodrigues/PC-AM)
O evento ocorreu no auditório Dr. José Elcy Barroso Braga, na Delegacia Geral (DG), avenida Pedro Teixeira, 180, bairro Dom Pedro, zona centro-oeste de Manaus.
O curso tem como foco capacitar todos os policiais civis, tanto da capital quanto do interior do Estado, envolvidos nos atendimentos a crianças e adolescentes vítimas de violência. Ele está sendo ministrado pela agente da Polícia Civil do Distrito Federal (PC-DF), Juliana Antunes Barros Amorim, com duração de 21 horas.
Existe a Lei Nº 8.069, de 13 de julho de 1990, que dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente vítimas de violência. Para atender a essa legislação, é fundamental que todos os policiais envolvidos no atendimento sejam capacitados para atendê-la e, acima de tudo, trabalhem de forma protetiva no atendimento a essas vítimas.
O curso capacita o agente a colher os elementos necessários de informação e, principalmente, a atender de forma protetiva, sem revitimizar e/ou violar os direitos da criança para a investigação policial. O curso ocorrerá durante toda a primeira semana do mês de junho e foi dividido em duas turmas para envolver o maior número de policiais.
FOTOS: Erlon Rodrigues/PC-AM.