Polícia Civil participa de reunião sobre fluxo de trabalho na “Sala de perícia” no TJAM

Notícias

Polícia Civil participa de reunião sobre fluxo de trabalho na “Sala de perícia” no TJAM

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) participou, na segunda-feira (08/04), de uma reunião de alinhamento sobre o fluxo de trabalho na “Sala de Perícia”, o novo projeto do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), que deve iniciar a fase de teste ainda essa semana. A sala funcionará dentro do Setor da Custódia, no Fórum de Justiça Ministro Henoch Reis, bairro de São Francisco, zona sul de Manaus.

A reunião foi conduzida pelo desembargador Flávio Pascarelli, coordenador do Setor das Audiências de Custódia, e contou com a presença do secretário de Segurança, coronel Vinicius Almeida; delegado-geral da PC-AM, Bruno Fraga; delegado Alessandro Albino, diretor do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM); delegado Herbert Lopes, coordenador do Gabinete de Relações Institucionais da Polícia Judiciária (GRIPJ), e demais autoridades.

No espaço serão realizados exames de corpo de delito, identificação criminal e coleta de material biológico dos presos que passarão pela audiência de custódia.

O delegado-geral Bruno Fraga destacou que o projeto irá otimizar o trabalho da polícia, tanto em relação aos policiais que voltarão mais rapidamente às delegacias para continuarem o trabalho investigativo, quanto na utilização dos recursos, pois haverá uma economia muito grande de combustível com as viaturas.

“No mesmo ambiente da custódia o preso já fará seu exame de corpo de delito no fórum, ou seja, uma celeridade em todos os sentidos”, salientou Fraga.

Reunião de alinhamento sobre o fluxo de trabalho na “Sala de Perícia” no TJAM. (Foto: Carlos Batata/TJAM)

Conforme o delegado Herbert Lopes, o projeto visa ajustar o fluxo da documentação que tramita na custódia do Fórum Henoch Reis, seguindo a resolução 213/2015 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Além de otimizar o tempo gasto pela Polícia Civil na realização de exames periciais, identificação criminal, possibilitando a coleta de dados biológicos de presos que cometeram crimes violentos.

“Atualmente a PC-AM mobiliza um efetivo e tempo maior para realizar os procedimentos em lugares distintos da cidade. Agora, tudo será concentrado na ‘Sala de perícia’, com isso, o trâmite do custodiado vai ser mais rápido”, informou Lopes.

A reunião contou ainda com a participação de representantes do Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC) e dos Institutos de Identificação Aderson Conceição Melo (IIACM), de Criminalística Lorena dos Santos Baptista (IC-LSB) e Médico-Legal (IML) Dr. Antônio Hosannah da Silva Filho.

FOTOS: Carlos Batata/TJAM.