Polícia Civil participa de reunião sobre fluxo de trabalho na “Sala de perícia” no TJAM
A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) participou, na segunda-feira (08/04), de uma reunião de alinhamento sobre o fluxo de trabalho na “Sala de Perícia”, o novo projeto do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), que deve iniciar a fase de teste ainda essa semana. A sala funcionará dentro do Setor da Custódia, no Fórum de Justiça Ministro Henoch Reis, bairro de São Francisco, zona sul de Manaus.
A reunião foi conduzida pelo desembargador Flávio Pascarelli, coordenador do Setor das Audiências de Custódia, e contou com a presença do secretário de Segurança, coronel Vinicius Almeida; delegado-geral da PC-AM, Bruno Fraga; delegado Alessandro Albino, diretor do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM); delegado Herbert Lopes, coordenador do Gabinete de Relações Institucionais da Polícia Judiciária (GRIPJ), e demais autoridades.
No espaço serão realizados exames de corpo de delito, identificação criminal e coleta de material biológico dos presos que passarão pela audiência de custódia.
O delegado-geral Bruno Fraga destacou que o projeto irá otimizar o trabalho da polícia, tanto em relação aos policiais que voltarão mais rapidamente às delegacias para continuarem o trabalho investigativo, quanto na utilização dos recursos, pois haverá uma economia muito grande de combustível com as viaturas.
“No mesmo ambiente da custódia o preso já fará seu exame de corpo de delito no fórum, ou seja, uma celeridade em todos os sentidos”, salientou Fraga.

Reunião de alinhamento sobre o fluxo de trabalho na “Sala de Perícia” no TJAM. (Foto: Carlos Batata/TJAM)
Conforme o delegado Herbert Lopes, o projeto visa ajustar o fluxo da documentação que tramita na custódia do Fórum Henoch Reis, seguindo a resolução 213/2015 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Além de otimizar o tempo gasto pela Polícia Civil na realização de exames periciais, identificação criminal, possibilitando a coleta de dados biológicos de presos que cometeram crimes violentos.
“Atualmente a PC-AM mobiliza um efetivo e tempo maior para realizar os procedimentos em lugares distintos da cidade. Agora, tudo será concentrado na ‘Sala de perícia’, com isso, o trâmite do custodiado vai ser mais rápido”, informou Lopes.
A reunião contou ainda com a participação de representantes do Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC) e dos Institutos de Identificação Aderson Conceição Melo (IIACM), de Criminalística Lorena dos Santos Baptista (IC-LSB) e Médico-Legal (IML) Dr. Antônio Hosannah da Silva Filho.
FOTOS: Carlos Batata/TJAM.