Operação Caminhos Seguros: Polícia Civil prende dois homens condenados por estupro de vulnerável de adolescentes
Crimes aconteceram em 2013, nos municípios de Barcelos e Santa Isabel do Rio Negro
Policiais civis da 75ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Barcelos (a 399 quilômetros de Manaus) cumpriram, na segunda-feira (12/05), mandados de prisão definitiva contra dois homens, de 42 e 48 anos, condenados por estupro de vulnerável. Os crimes foram cometidos em 2013, tendo como vítimas menores de 14 anos, à época dos fatos. Um dos casos aconteceu em Barcelos e o outro em Santa Isabel do Rio Negro (a 630 quilômetros de Manaus).
A ação integra a Operação Caminhos Seguros, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), que tem como objetivo combater e prevenir todo tipo de violência contra crianças e adolescentes.
De acordo com o delegado Marcos Antônio Ramos, da DIP de Barcelos, o primeiro caso aconteceu em 2013 no próprio município. Após a conclusão do inquérito policial e o trâmite do processo judicial, o Poder Judiciário condenou o réu, de 42 anos, a oito anos de reclusão em regime fechado por estupro de vulnerável.

75ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Barcelos. (Foto: Divulgação/PC-AM)
“A prisão demonstra nosso compromisso em assegurar que crimes de tamanha gravidade não fiquem impunes. Atuamos para garantir justiça às vítimas e restaurar a confiança da sociedade”, destacou o delegado.
Ainda segundo a autoridade policial, o segundo caso também foi registrado em 2013, no município de Santa Isabel do Rio Negro. O homem, um empresário de 48 anos, já havia sido julgado e condenado, e sua sentença transitou em julgado. Ele foi sentenciado a nove anos de prisão, também em regime fechado, pelo mesmo crime.
“A Operação Caminhos Seguros tem como foco o combate a crimes contra crianças e adolescentes, em especial os delitos de natureza sexual. A Polícia Civil do Amazonas continuará atuando com rigor no enfrentamento a esses crimes, sobretudo aqueles que vitimam menores de idade”, enfatizou Marcos Antônio Ramos.
Após as prisões, ambos os condenados foram encaminhados à delegacia. Eles passarão por audiência de custódia e permanecerão à disposição da Justiça.
FOTOS: Divulgação/PC-AM.