Operação Insidiae: PC-AM prende terceiro envolvido em duplo homicídio no Centro de Manaus
As vítimas foram atraídas para uma emboscada na avenida Quintino Bocaiúva, onde foram executadas
A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), com apoio da Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai), prendeu, na segunda-feira (12/05), Endryl Jeamesson Peres do Nascimento, 21, conhecido como “Mascote”, pelo duplo homicídio de Everton de Vasconcelos Pamplona e Viriato José de Oliveira Neto, que tinham 24 e 19 anos, respectivamente. Ele foi preso no bairro Colônia Oliveira Machado, zona sul, e era o último envolvido no caso que estava sendo procurado.
Conforme o delegado Ricardo Cunha, titular da DEHS, o “Mascote” é apontado como um dos executores das vítimas, que foram atraídas para uma emboscada em um posto de gasolina na avenida Quintino Bocaiúva, bairro Centro, zona sul, no dia 6 de fevereiro de 2024.

Delegado Ricardo Cunha, titular da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS). (Foto: Lyandra Peres/PC-AM)
“Com a prisão de Endryl, o caso está encerrado, pois os outros dois envolvidos no crime já estão presos e o mandante foi a óbito no Rio de Janeiro, de acordo com o interrogatório do “Mascote”. Os dois presos são o outro executor, identificado como Menisson Bezerra Gomes, 29, o “Topete”, e Anne Beatriz das Flores Sousa, 20, a responsável por fazer a “casinha” para as vítimas”, contou o delegado.
Segundo o delegado, o “Topete” foi preso no dia 17 de dezembro de 2024, em Manaus, e a Anne Flores foi presa no dia 18 de outubro, em ação conjunta com a Polícia Civil do Rio de Janeiro (PC-RJ), naquele estado.
Caso
De acordo com o delegado, as investigações indicaram que a principal vítima da ação criminosa era Viriato, uma vez que ele supostamente estava usando em suas redes sociais o símbolo de uma organização criminosa rival. Por essa razão, sua morte foi decretada pelo grupo criminoso.
“Anne passou a conversar com Viriato por redes sociais e marca o encontro no posto de gasolina na avenida Quintino Bocaiúva. Todavia, ele convidou Everton para ir com ele e dirigir o veículo em que sofreram a emboscada. Assim que as vítimas chegarem ao local, o “Mascote” e o “Topete” apareceram e dispararam diversas vezes contra as vítimas”, relembrou o delegado.
Procedimentos
Endryl Jeamesson Peres do Nascimento responderá por duplo homicídio e está à disposição da Justiça.
FOTOS: Lyandra Peres e Divulgação/PC-AM.