Operação Caminhos Seguros: PC-AM participa de palestra sobre combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes em Santo Antônio do Içá
A ação teve como propósito orientar os profissionais da rede de proteção quanto ao atendimento às vítimas desses crimes
A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da 53ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Santo Antônio do Içá (a 880 quilômetros de Manaus), participou, na sexta-feira (09/05), de uma palestra sobre o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A palestra foi promovida pela Prefeitura Municipal de Santo Antonio do Içá, que integra as atividades da Semana de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, realizada no período de 8 a 18 de maio.
O evento contou com o apoio da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), do Conselho Tutelar, do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e do Poder Judiciário.
Conforme o delegado Ubiratan Farias, da 53ª DIP, a ação integra a Operação Caminhos Seguros, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), que tem como objetivo prevenir e combater toda forma de violência contra crianças e adolescentes.

Representantes da palestra. (Foto: Divulgação/PC-AM)
“A iniciativa buscou orientar os profissionais da rede de proteção sobre os procedimentos adequados no acolhimento das vítimas de crimes de abuso e exploração sexual. Ressaltamos, sobretudo, a importância da escuta especializada e do depoimento especial, procedimentos fundamentais para a garantia dos direitos das crianças e adolescentes”, destacou o delegado.
Ainda conforme Ubiratan Farias, representantes das instituições presentes compartilharam brevemente as ações desenvolvidas em suas respectivas áreas. O delegado enfatizou o papel da 53ª DIP no enfrentamento a esses crimes.

53ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Santo Antônio do Içá. (Foto: Divulgação/PC-AM)
“A unidade policial vem passando por um processo de reestruturação ao longo de mais de um ano, o que tem permitido ampliar os canais de comunicação com os demais órgãos da rede de proteção, conferindo maior efetividade às ações de combate a esses delitos”, finalizou o delegado.
FOTOS: Divulgação/PC-AM