Operação Caminhos Seguros: PC-AM e órgãos de segurança e fiscalização realizam CIF em Iranduba e Cacau Pirêra
A ação faz parte da operação nacional, que tem como objetivo combater e prevenir todo tipo de violência contra crianças e adolescentes
A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), do Departamento de Polícia do Interior (DPI), da 31ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus) e do Posto de Policiamento Integrado (PPI) do distrito de Cacau Pirêra, realizou, na noite de sábado (04/05), uma Central Integrada de Fiscalização (CIF), com ações voltadas para a conscientização e enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes, em Iranduba e Cacau Pirêra.
A ação faz parte da Operação Caminhos Seguros, que é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e tem como objetivo combater e prevenir todo tipo de violência contra crianças e adolescentes. E também contou com o apoio do Departamento Integrado de Operações Aéreas (Dioa), da Secretaria de Segurança do Amazonas (SSP-AM), da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) e da Vigilância Sanitária de Iranduba.
O delegado Paulo Mavignier, diretor do DPI, disse que o empenho do governador Wilson Lima, do secretário de Segurança Pública, Vinicius Almeida, e do delegado-geral da PC-AM, Bruno Fraga, em fortalecer a segurança no interior do estado, contribuí para que as ações de combate aos crimes contra crianças e adolescentes possam ser realizadas.
“Estivemos todos focados em proteger as crianças e os adolescentes que encontramos durante as diligências. As ações irão continuar, seja em Manaus ou no interior, para garantir a segurança delas”, afirmou o delegado.
De acordo com a delegada Juliana Tuma, titular da Depca, a CIF teve como objetivo averiguar possíveis casos de crianças e adolescentes vítimas de trabalho infantil, exploração sexual ou qualquer outro tipo de violência.
“Verificamos também ocorrências de crianças e adolescentes em situação de rua ou que estavam desacompanhados dos pais, além de identificarmos adolescentes consumindo bebidas alcoólicas em bares, o que gerou flagrante de indivíduos por fornecer bebida alcoólica para menores”, disse a delegada.
Segundo a delegada, também foi feito um trabalho de conscientização e sensibilização com distribuição de panfletos e folders em relação à proteção integral das crianças e adolescentes.
“Estivemos todos integrados para proteger as crianças e os adolescentes, a fim de construir um local seguro para elas”, finalizou a delegada.
FOTOS: Lyandra Peres/PC-AM.