Em Santa Isabel do Rio Negro, Polícia Civil prende professor indígena por abuso sexual contra suas três filhas

Notícias

Em Santa Isabel do Rio Negro, Polícia Civil prende professor indígena por abuso sexual contra suas três filhas

As vítimas têm 3, 4 e 7 anos

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da 76ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Santa Isabel do Rio Negro (a 630 quilômetros de Manaus), e do Departamento de Polícia do Interior (DPI), com apoio da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), apresentou, nesta terça-feira (28/01), a prisão de um indígena, de 30 anos, por estupro de vulnerável contra suas filhas, de 3, 4 e 7 anos.

Durante a coletiva de imprensa, o delegado Paulo Mavignier, diretor do DPI, elogiou a ação rápida da equipe da 76ª DIP, que, após receber denúncias, iniciou diligências e conseguiu localizar e prender o homem.

Delegado Paulo Mavignier, diretor do DPI. (Foto: Erlon Rodrigues/PC-AM)

O caso foi descoberto quando uma das crianças foi internada em uma unidade hospitalar do município para a realização de exames, e os profissionais de saúde passaram a suspeitar que a menina poderia estar sofrendo abusos.

“Em seu depoimento, o homem relatou que também já havia abusado de suas outras duas filhas. Vale destacar que ele era professor em uma escola indígena e lecionava para outras crianças, o que motivou a continuidade das investigações. Apenas nesta semana, já realizamos três prisões de indivíduos envolvidos em abusos no interior do Amazonas. A Polícia Civil segue firme em sua missão de combater e esclarecer esses casos”, afirmou Mavignier.

Flagrante

De acordo com o delegado John Castilho, da 76ª DIP de Santa Isabel do Rio Negro, a vítima estava internada em uma unidade de saúde para tratamento médico. Durante o acompanhamento, os profissionais de saúde suspeitaram que ela pudesse estar sofrendo abusos e iniciaram exames para investigar.

Delegado John Castilho, da 76ª DIP de Santa Isabel do Rio Negro. (Foto: Erlon Rodrigues/PC-AM)

“Em uma noite, uma médica ouviu gemidos vindos do banheiro. Ao bater na porta e entrar, encontrou o pai sozinho com a vítima. Ao ser questionado, ele disse que estava apenas dando banho na criança, mas a médica, desconfiada, realizou um exame clínico e constatou sinais de violência. A equipe de saúde nos acionou imediatamente, e fomos até o local e o prendemos em flagrante”, explicou John Castilho.

Segundo o delegado, as investigações revelaram que os abusos ocorriam desde que a vítima era bebê. Também foi identificado que o homem teria cometido os atos contra suas outras duas filhas, aproveitando momentos em que ficava sozinho com elas.

A mãe das meninas afirmou não ter conhecimento do que ocorria. Com a confirmação das outras vítimas, foi solicitada à Justiça a prisão preventiva do autor, que foi deferida e cumprida na sexta-feira (24/01).

“Essa é uma resposta firme que damos à sociedade. Crimes dessa gravidade não ficarão impunes e os responsáveis responderão por seus atos. As meninas já estão sob os cuidados da mãe e recebem suporte da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e de uma equipe multidisciplinar em sua comunidade”, concluiu o delegado.

Procedimentos

O homem responderá por estupro de vulnerável e terá aumento da pena por ser pai da criança. Ele está à disposição da Justiça.

FOTO: Erlon Rodrigues/PC-AM