Polícia Civil prende homem por abusar sexualmente de adolescente durante dois anos, em Santa Isabel do Rio Negro

Notícias

Polícia Civil prende homem por abusar sexualmente de adolescente durante dois anos, em Santa Isabel do Rio Negro

A vítima era vizinha do autor e os abusos iniciaram aos 10 anos

Policiais civis da 76ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) e do Departamento de Polícia do Interior (DPI) prenderam, na segunda-feira (21/10), um homem de 64 anos, por estupro de vulnerável contra uma adolescente de 12 anos. A vítima, vizinha do autor, foi abusada sexualmente durante dois anos naquele município (a 630 quilômetros de Manaus).

Durante uma coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (22/10), na sede da Delegacia Geral (DG), no bairro Dom Pedro, zona centro-oeste de Manaus, o delegado Paulo Mavignier, diretor do DPI, ressaltou o apoio operacional oferecido aos policiais locais, o que resultou na prisão do infrator.

Mavignier destacou a importância da denúncia feita pela família assim que tomou conhecimento dos abusos, o que possibilitou o início das investigações. Com a captura do autor, foi interrompida uma série de crimes que persistiam há cerca de dois anos.

Delegado Paulo Mavignier, diretor do DPI. (Foto: Erlon Rodrigues/PC-AM)

“Infelizmente, Santa Isabel do Rio Negro ainda apresenta índices alarmantes de estupro de vulnerável. É crucial que combatamos essa situação de maneira eficaz e contundente. A Polícia Civil está empenhada em garantir a segurança da população e realizar um trabalho exemplar na proteção dos cidadãos da localidade”, afirmou Mavignier.

Investigação

Conforme o delegado John Castilho, da 76ª DIP, as diligências tiveram início após familiares da adolescente procurarem a delegacia para relatar os abusos. Os policiais realizaram uma escuta especializada com a vítima, que detalhou os crimes cometidos contra ela.

Delegado John Castilho, da 76ª DIP. (Foto: Erlon Rodrigues/PC-AM)

“Durante as investigações, descobrimos que os abusos começaram quando a vítima tinha apenas 10 anos. O homem era vizinho e considerado uma pessoa de confiança pela família. O crime começou quando ele chamou a menina para sua casa em troca de presentes e dinheiro, cometendo diversos atos libidinosos”, explicou Castilho.

A autoridade policial informou que, com base na denúncia e no depoimento da vítima, foi solicitada à Justiça a prisão preventiva do autor, que foi prontamente deferida. Ao perceber que estava sendo procurado pela polícia, ele fugiu para Manaus, mas foi localizado e preso na casa da irmã no bairro Parque das Laranjeiras, zona centro-sul.

“A vítima está recebendo apoio psicológico devido aos traumas sofridos. Este caso impactou emocionalmente nossa equipe ao percebermos o quanto essa criança vinha sofrendo. Contudo, conseguimos elucidar o caso e tirá-lo de circulação”, finalizou o delegado.

Denúncias

O delegado enfatizou que a colaboração da sociedade por meio de denúncias é fundamental para combater crimes dessa natureza. As denúncias podem ser feitas pelo número (97) 98421-7390, disque-denúncia da 76ª DIP de Santa Isabel do Rio Negro, ou 181, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM).

Procedimentos

O autor responderá por estupro de vulnerável e passará por audiência de custódia antes de ficar à disposição do Poder Judiciário.

FOTOS: Erlon Rodrigues/PC-AM.