Vídeos (Dicas de Segurança)

Dicas de segurança no trânsito

Dicas de segurança no trânsito

Motoristas:

- Dirija sempre com sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e o CRLV (Certificado de Registro de Veículo) dentro do prazo de validade para evitar problemas. Este documentos são de porte obrigatório.

- Seu veículo deve estar sempre em bom estado de funcionamento, você não quer ficar a pé, não é? Os pneus devem estar pouco gastos e em bom estado de conservação, não se esqueça de verificar se os mesmos estão alinhados, eles podem desgastar de forma desigual.

- Guarde uma distância segura entre o seu veículo e o que está à sua frente. Mantenha sua atenção no trânsito, à frente, atrás, ao lado e no próprio veículo, cuidado com os postos cegos.

- Mantenha-se à direita da via. Utilize apenas a faixa da esquerda para ultrapassagens com segurança.

- O cinto de segurança é acessório obrigatório para o condutor e todos os passageiros do veículo em todo o território nacional, ele irá proteger você e sua família em caso de acidente. Lembre-se: Passageiro sem cinto no banco de trás é perigo para quem está no banco da frente.

- Respeite a sinalização, ela existe para que você dirija com segurança, os limites de segurança também devem ser respeitados, proteja você e sua família de possíveis acidentes fatais.

- Cerca de 40 mil pessoas morrem em acidentes de trânsito todos os anos, os prejuízos chegam a R$ 33 milhões. Essa é uma das maiores causas de acidentes de trânsito com vítimas fatais, lembre-se desta dica!

- Faça revisões no seu carro regularmente, observe os defeitos que podem prejudicar seu veículo e causar acidentes:

• Pneus gastos ou mal calibrados.
• Suspensão empenada ou desalinhada.
• Freios desregulados.
• Lâmpadas queimadas.
• Limpadores de para-brisa com defeito.
• Falta de buzina.
• Falta de espelho retrovisor.
• Falta de cinto de segurança.
• Amortecedores relaxados. 
• Folga de direção.

- Seus equipamentos de segurança devem estar sempre em perfeito estado de conservação, como o triângulo, step, macaco, chave de rodas e extintor de incêndio. Faça também revisões periódicas nos sistemas elétricos, freios e pneus. Dirija tranquilo!

- Não induza o pedestre a atravessar mais rápido: Se o pedestre já tiver iniciado a travessia e, durante esse tempo o semáforo mudar, o pedestre tem a prioridade para concluir a travessia.

- Evite buzinar o tempo todo para o pedestre e próximo a hospitais. Isso só causa stress e sustos desnecessários, o que pode comprometer a segurança.

 

#SegurançaNuncaéDemais