Antecedentes Criminais

A certidão de antecedentes criminais é um documento que demonstra se o indivíduo possui ou não algum inquérito policial ou processo judicial em seu histórico. Geralmente este documento é solicitado por empresas ao contratar funcionários, por órgãos públicos ao convocar aprovados em concursos e até mesmo por consulados para quem vai realizar viagens internacionais.

A certidão é emitida pelo Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo (IIACM), vinculado à Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), onde constam informações sobre procedimentos pré-processuais, como os inquéritos policiais em nome do requerente, e nesse período da pandemia, pode ser solicitada pelo e-mail:  gecriminal.dptc@gmail.com. O prazo para a entrega da certidão é de três a cinco dias úteis e tem validade de 90 dias.

Além disso, o atestado de antecedentes criminais também pode ser emitido pelo Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM), para a emissão clique aqui. O documento dispõe de informações sobre a existência de processos que estão no Poder Judiciário.