Polícia Civil homenageia servidores durante evento em alusão ao Dia das Mães

Na manhã desta terça-feira (15/5), a cúpula da Polícia Civil do Amazonas realizou evento em alusão ao Dia das Mães, comemorando, neste ano, no último domingo (13/5). A solenidade, iniciada às 9h, teve por objetivo homenagear o público feminino da instituição. O evento aconteceu no Centro de Convenções Vasco Vasques, situado na avenida Constantino Nery, bairro Flores, na zona centro-sul da capital.

Homenageadas durante evento (Foto: Erlon Rodrigues)

Ao longo da solenidade, foram entregues certificados para as mães que compõem o quadro de funcionários da Polícia Civil, com a presença de funcionárias dos Distritos Integrados de  Polícia (DIPs), delegacias especializadas, departamentos e setores administrativos. Cerca de 157 servidoras foram agraciadas com certificados, em reconhecimento ao relevante trabalho que desempenham no dia a dia, em benefício da sociedade.

Homenageadas (Foto: Erlon Rodrigues)

Durante a cerimônia, o delegado-geral da instituição, Mariolino Brito, destacou a importância das policiais mães, que detêm a força e a garra para agir, independentemente da situação em que se encontram. “Nossas servidoras são um marco para a instituição. Mesmo sendo uma homenagem singela, as mães policiais fazem a diferença. Somente elas conseguem criar uma harmonia no ambiente de trabalho, a partir da simplicidade, cuidado e da beleza que possuem”, argumentou.

Delegado-geral da PCAM, Mariolino Brito (Foto: Erlon Rodrigues)

Mãe de cinco filhos, a investigadora Maria de Jesus, lotada no Departamento de Polícia Metropolitana (DPM), foi uma das mulheres agraciadas com o certificado. Na ocasião, ela ressaltou o desafio e a satisfação que existe em uma mãe que age visando proporcionar maior segurança à sociedade.

“O principal desafio é enfrentar as adversidades, mas ao mesmo tempo ter a alegria de sair vitoriosa, em ambas as missões, na profissional e na materna. Essa vitória proporciona uma energia renovadora que reflete nos outros e no que concerne ao próprio ser. A sensação é de dever cumprido”, declarou Maria de Jesus.

Investigadora Maria de Jesus, lotada no DPM (Foto: Erlon Rodrigues)

Mudança - Para a delegada Tamara Albano, diretora-adjunta do Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc), as mudanças de vida que o nascimento da filha dela trouxe impactaram na maneira dela de agir profissionalmente e revelou um amor incondicional que cresce cada vez mais.

Delegada Tamara Albano, diretora-adjunta do Denarc (Foto: Erlon Rodrigues)

“Eu tenho uma filha de dois anos e ela mudou por completo minha vida. Como policial civil, a gente muda um pouco, tomando os devidos cuidados, observando mais as coisas. Mas com o nascimento da minha filha, esse cuidado é triplicado. Ser mãe mudou minha vida profissional e pessoal. Ela é o motivo de toda a minha atenção, de todo o meu amor e de todo meu carinho”, enfatizou Albano.

No final da cerimônia foi realizado um sorteio de uma hospedagem no fim de semana, para duas pessoas, no Hotel Tropical Manaus. A ganhadora do prêmio foi a servidora Ivone Bulcão, lotada na Delegacia Geral. Ao término da cerimônia foi oferecido um brunch aos servidores que prestigiaram o evento.

(Foto: Erlon Rodrigues)

Cerimônia - Compuseram a mesa de apresentação da solenidade o vice-governador do Amazonas, Bosco Saraiva; a secretária-executiva-adjunta da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), Juliana Tuma; a corregedora-geral do Sistema de Segurança do Amazonas, Iris Trevisan; o delegado-geral da Polícia Civil do Estado, Mariolino Brito; o delegado-geral adjunto da instituição, Antonio Chicre Neto; e o diretor do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM), delegado Geraldo Eloi.

Autoridades presentes durante vento (Foto: Erlon rodrigues)

Também estiveram presentes o secretário da Secretaria-Executiva-Adjunta de Inteligência (Seai), Herbert Ferreira Lopes; a delegada Catarina Torres, titular da Delegacia Especializada de Ordem Política e Social (Deops); e a diretora da Divisão de Recebimento, Análise e Distribuição de Inquéritos e Termos Circunstanciados de Ocorrência e de Armazenamento de Material Apreendido (Drad), delegada Leila Silva.

(Foto: Erlon Rodrigues)

O diretor do Instituto Médico Legal (IML), Lin Hung Cha; o diretor do Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC), Carlos Malom; a tenente-coronel Rigiane Figueiras, representando o comando-geral da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), coronel Mauro Marcelo Lima Freire, também compuseram a mesa de apresentação.