Polícia Civil irá realizar na DECCM-Anexo, no período de 15 a 21 de março, ação social com serviços médicos e jurídicos

A Polícia Civil do Amazonas, por meio da Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher - Anexo (DECCM-Anexo), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), irá disponibilizar, no período de 15 a 21 deste mês, no prédio da unidade policial, atendimento na Carreta da Mulher, onde serão oferecidos, gratuitamente, das 8h às 17h, exames médicos distintos, como ultrassom, mamografia, transvaginal e preventivo ao público feminino, além da realização de ultrassom da próstata aos homens.

(Foto: Erlon Rodrigues)

De acordo com a delegada Andrea Nascimento, titular da DECCM-Anexo, a Carreta da Mulher ficará posicionada na parte exterior da delegacia, localizada na rua Nossa Senhora da Conceição, atrás do 13° Distrito Integrado de Polícia (DIP), no bairro Cidade de Deus, zona norte de Manaus.

Conforme a titular da DECCM-Anexo, para ser atendida a pessoa precisa apresentar requisição médica e o Registro Geral (RG). O resultado dos exames será entregue ao paciente pelo próprio médico responsável pelos procedimentos na Carreta da Mulher. Pacientes a partir de 50 anos podem fazer o exame de mamografia sem a necessidade de solicitação médica.

(Foto: Erlon Rodrigues)

“Esses serviços que estão sendo disponibilizados fazem parte das comemorações em torno do Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, e tem por objetivo aproximar cada vez mais a comunidade. Estaremos oferecendo ao longo dos dias serviços de cunho social, além de uma programação cultural, com aulas de Zumba, brindes que serão sorteados, além da apresentação de bandas e a apresentação de escola de samba”, destacou Nascimento.

Delegada Andrea Nascimento, titular da DECCM-Anexo (Foto: Erlon Rodrigues)

Serviços - Serão oferecidos, ainda, diferentes serviços voltados à população. Ao longo da semana serão realizados, de forma gratuita, cadastro e informações do Bolsa Família, atendimento psicossocial, emissão de RG, citando alguns serviços.

Nos dias 14, 15 e 16 de março serão realizadas palestras e orientações, ministradas pelas delegadas Andrea Nascimento, titular da DECCM-Anexo; Ivone Azevedo, titular da Delegacia Especializada em Crimes contra o Idoso (DECCI) e Juliana Tuma, titular da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca).

Estarão disponíveis, ainda, atendimentos jurídicos, por meio do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), com a Justiça Itinerante, e Defensoria Pública do Estado do Amzonas (DPE-AM), com serviços de divórcio, dissolução de união estável, pensão alimentícia, investigação de paternidade, guarda de crianças e adolescentes, regulamentação do direito de visitas, abandono afetivo, inventário, partilha de bens, retificação de registro civil, curatela, entre outros.

Também serão ofertados atendimentos pela Ordem dos Advogados do Brasil -  Seccional Amazonas (OAB-AM), por intermédio da Comissão OAB Mulher, além de um dia de embelezamento, oferecido pela   Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), com serviços de depilação de sobrancelhas, esmaltação de unhas, cortes de cabelo e massagens.