Delegado Pablo Geovanni é agraciado com o título de Cidadão Amazonense e certificado de Honra ao Mérito

Durante sessão especial realizada na manhã desta quinta-feira, dia 9, às 11h, na Assembléia Legislativa do Estado (Aleam), o delegado Pablo Geovanni, titular do 9º Distrito Integrado de Polícia (DIP), foi outorgado com o título de Título de Cidadão do Amazonas. A solenidade foi presidida pelo presidente da Aleam, deputado David Almeida (PSD), e ocorreu no Plenário Ruy Araújo, nas dependências Aleam, localizada na Avenida Mário Ypiranga Monteiro, bairro Parque Dez de Novembro, zona Centro- Sul.

Pablo Geovanni recebendo o título juntamente com deputado Sinésio Campos (Foto: Erlon Rodrigues)

A solicitação do título foi feita pelo deputado Sinésio Campos (PT). A concessão da honraria é regulamentada pela Resolução Legislativa nº 77, em reconhecimento e estímulo a pessoas que tenham prestado relevantes serviços ao Estado do Amazonas. O delegado Geraldo Eloi, diretor do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM) da Polícia Civil do Amazonas, participou da cerimônia representando o delegado-geral da instituição, Mariolino Brito. A solenidade contou, ainda, com as presenças de delegados da instituição, que estiveram presente na cerimônia para prestigiar o homenageado.

Os delegados da instituição tambem estiveram presente na honraria (Foto: Erlon Rodrigues)

Além do presidente da Aleam, deputado David Almeida, e do delegado Pablo Geovanni, a mesa foi composta pelo deputado Sinésio Campos; pelo diretor DPM, delegado Geraldo Eloi; tenente-coronel Darcelo Cavalcanti Gomes, da Casa Militar; vereador Roberto Sabino (PROS); Luciano Tavares, representando o secretário de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), Bosco Saraiva; coronel de Infantaria da Aeronáutica Elton Marinho; coronel do Exército Brasileiro (EB) Divanil Camargo Júnior; major do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) Jackson França; presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia de Carreira do Estado do Amazonas (Sindepol), Rafael Costa e Silva, e o presidente do Sindicato dos Funcionários da Polícia Civil do Amazonas (Sinpol-AM), Moacir Maia.

Autoridades que presenciaram a solenidade (Foto: Erlon Rodrigues)

Em continuação as homenagens, foi realizado na tarde de hoje, às 15h, no Auditório José Elcy Barroso Braga, localizado no prédio da Delegacia Geral, zona Centro-Oeste, cerimônia onde foi concedido ao delegado Pablo Geovanni, certificado de Honra ao Mérito, pelos relevantes serviços prestados a instituição Polícia Civil e à sociedade amazonense. Estiveram presentes no evento, o diretor do DPM, delegado Geraldo Eloi, representando o delegado-geral Mariolino Brito, que conduziu a solenidade, o chefe de Gabinete da instituição, delegado Petronio Carvalho, que representou o delegado-geral adjunto da Polícia Civil, Antonio Chicre Neto, além delegados, escrivães e investigadores da instituição.

E a homenagem continua no prédio da delegacia geral (Foto: Johny Vasconcelos)

Na ocasião o titular do 9º DIP agradeceu as duas homenagens concedidas a ele, em especial ao Estado do Amazonas por acolhê-lo como filho da terra. “Receber o título de Cidadão do Amazonas e o reconhecimento da direção da instituição é motivo de muito orgulho e satisfação até porque estou sendo o primeiro dessa nova geração de delegados a ser agraciado, no qual me sinto honrado e envaidecido por esse privilégio em minha vida”, destacou.

Homenagem feita pelas autoridades da instituição (Foto: Johny Vasconcelos)

Currículo do delegado Pablo Geovanni

Nascido na cidade de Anápolis, no estado de Goiás, o delegado da Polícia Civil do Amazonas Pablo Geovanni Moreira Batista, é casado com Tathyane Batista com quem tem dois filhos.

Em maio de 2011, após a publicação dos aprovados no concurso da Polícia Civil do Amazonas de 2009, o delegado Pablo Geovanni mudou-se para Manaus. Após tomar posse na instituição, a primeira lotação de Pablo Geovanni foi no plantão do 11º Distrito Integrado Polícia (DIP), situado no bairro Coroado, zona Leste de Manaus.

Em abril de 2013, Pablo Geovanni foi nomeado delegado titular do 9º DIP, no bairro São José, onde atuou por quase dois anos. Em janeiro de 2015, o delegado assumiu a titularidade da 3ª Seccional Leste, onde permaneceu até o mês de setembro deste ano.

Quando titular da 3ª Seccional Leste, Pablo Geovanni participou de várias operacionais policiais que resultaram em expressivas apreensões de drogas, além de elucidações de crimes ocorridos naquela área da cidade. Ministrou palestras em Escolas Estaduais e Municipais da zona Leste, abordando temas como tráfico de drogas, bullying e violência entre estudantes, e ainda participou de eventos nas comunidades da zona Leste visando o bem comum e da sociedade.

À frente do 9º DIP, presidiu as investigações em torno da morte da turista inglesa Gillian Metcalf, ocorrido no dia 5 de setembro de 2013, no Rio Negro, onde recebeu elogios no âmbito internacional pela atuação no caso. A autoridade policial recebeu da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) e representantes da Delegacia Geral da Polícia Civil do Amazonas elogios e menções pela atuação como titular da 3ª Seccional Leste.

No mês de outubro do ano corrente, Pablo Geovanni voltou a responder pela titularidade do 9º DIP, onde está lotado atualmente.