Polícia Civil dá inicio a 11ª Semana da Saúde voltada aos servidores da instituição

No período de 6 a 10 de novembro deste ano, a Polícia Civil do Amazonas, por meio do Departamento de Controle e Avaliação (DCA) da instituição, iniciou os trabalhos da 11ª Semana da Saúde, com o tema: Identificando os fatores de risco e apontando novos caminhos. O evento é direcionado aos servidores da instituição e familiares. Os serviços estão sendo oferecidos nas dependências da Delegacia Geral, localizada na Avenida Pedro Teixeira, n° 180, bairro Dom Pedro, zona Centro-Oeste.

Serviços oferecidos durante a Semana da saúde (Fotos: Erlon Rodrigues)

A da 11ª Semana da Saúde iniciou na segunda-feira, dia 6, e se estende até sexta-feira, dia 10, o atendimento é de 8h às 12h, no prédio da Delegacia Geral. Conforme o delegado Paulo Sampaio, diretor do DCA, ao longo da semana serão oferecidos atendimentos médicos, sendo de clínica geral, pediatria, dermatologia, ginecologia com encaminhamento para exame de pré-natal; testes rápidos HIV, Hepatite e Sífilis; teste de catarro; vacina contra Hepatite B; aferição de pressão arterial e glicemia capilar.

Imagens feitas durante a 10ª Semana da Saúde, 2016 (Foto: Erlon Rodrigues)

Também estão sendo realizados exames de Bioimpedância, que esclarece a quantidade de massa magra, gordura e de água corporal; serviço de psicologia; orientação sobre saúde bucal; serviços de estéticas com depilação de buço e sobrancelhas, limpeza de pele, aplicação de hena, higiene facial, barbeiro, esmaltação; optometria (é uma prática profissional que tem como objetivo a realização de medições de amplitude visua), além de um estande de ótica, e exposição de equipamentos táticos e artesanatos variados. A programação conta, ainda, com a realização de palestras voltadas a prevenção de suicídio, saúde mental e nutrição de hipertensos e diabéticos.

Com o apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), estão sendo realizados, exames de ultrassom da tireóide, abdômen total, além de mamografia e transvaginal, realizados na Unidade Móvel de Saúde, conhecida como “Carreta da Saúde”. A carreta vai estar disponível de 8h às 12h e de 14h às 17h, no estacionamento da Delegacia Geral. Serão disponibilizadas por dia 50 senhas para ultrasson, dentre tireoide, abdômen total, vias urinárias e transvaginal, 40 senhas para mamografias e 30 senhas para o exame de preventivo. As senhas serão entregues mediante atendimento médico que serão realizados no DCA.

Imagens feitas durante a 10ª Semana da Saúde, 2016 (Foto: Erlon Rodrigues)

“É um evento que a Polícia Civil do Amazonas, por intermédio do DCA, realiza todos os anos. A Semana da Saúde oferece serviços de saúde e estética aos servidores da instituição e aos familiares, além de orientar e conscientizar todos os participantes acerca da importância do cuidado com a saúde biopsicossocial, que cuida da saúde física, emocional, social, visando a qualidade de vida”, declarou o diretor do DCA.

Atendimento nas carretas de saúde (Foto: Erlon Rodrigues)

Parceiros

Para a realização da 11ª Semana da Saúde, a Polícia Civil do Amazonas com a parceria daSemsa, Fundação de Dermatologia Tropical e Venereologia Alfredo da Matta (FUAM), Medicina Tropical (FMT), Fundação Alfredo da Mata, Policlínica Cardoso Fontes, Centro de Valorização da Vida (CVV), Centro de Referência em Saúde(Cerest), Clínica Mais Saúde e Cartão Vale Mais Saúde, Laboratório Sabin, Faculdade Metropolitana de Manaus (Fametro), Universidade Paulista (Unip), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Clínica de Estética Espaço Slim, Mary Kay, Contém 1G, FeirArt e Amazonas Equipamentos Táticos.

O Sindicato de Policiais Civis do Amazonas (Sinpol-AM),Sindicato dos Delegados de Polícia de Carreira do Estado do Amazonas (Sindepol - AM) e Sindicato dos Escrivães e Investigadores da Policia Civil do Amazonas (Sindeipol - AM), também contribuíram com a instituição para a realização do evento.

Documentos para realização dos exames

Para ser atendido nos serviços de ultrassom, o servidor e os familiares precisam apresentar solicitação médica, Carteira de Identidade, Cadastro de Pessoa Física (CPF), comprovante de residência e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). O resultado fica pronto na hora e é entregue ao paciente pelo próprio médico responsável pelo exame na Carreta da Saúde. As requisições dos exames podem ser pegos durante o atendimento médico, que também irão ocorrer durante a semana.

Mulheres a partir de 50 anos podem fazer o exame de mamografia sem a necessidade de apresentar requisição médica. Com idade igual ou superior a 40 anos precisam da solicitação do médico. Nestes casos também é necessário apresentar documentos como Carteira de Identidade, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS. O resultado deste tipo de exame fica pronto em 10 dias úteis e deverá ser recebido no DCA.

Programação da 11ª Semana da Saúde

Dia 06/11

08h – Abertura (Auditório)
10h às 11h – Palestra: Saúde mental (Auditório)
Vacinação Hepatite B
Testes Rápidos de HIV, Hepatite, Sífilis e Exame de Escarro;
Cartão de desconto – Vale Mais;
Optometrista e Ótica Paiva.

Dia 07/11

10h às 11h - Palestra: Prevenção ao Suicídio (Auditório)
Vacinação Hepatite B;
Barbeiro;
Serviços de Psicologia;
Orientação de Saúde Bucal.

Dia 08/11

Vacinação Hepatite B;
Semijoia;
Cartão de desconto – Vale Mais;
Optometrista e Ótica Paiva.
Esmaltação;
Serviços de Psicologia;
Orientação de Saúde Bucal.

Dia 09/11

10h às 11h - Palestra: Hipertensão e Nutrição (Auditório)
Depilação de Buço e Sobrancelha;
Avaliação Dermatológica – Triagem

Dia 10/11

10h às 11h - Palestra: Hábitos Alimentares (Auditório)
Avaliação Dermatológica – Triagem;
Consulta dermatológica;