Notícias

Titular do 23º DIP fala sobre prisão de homem e apreensão de adolescente por roubos a residências na zona Centro-Sul

Na manhã desta terça-feira, dia 31, o delegado Cícero Túlio, titular do 23º Distrito Integrado de Polícia (DIP), falou durante coletiva de imprensa realizada às 10h30, no prédio da Delegacia Geral, sobre o resultado da ação policial, deflagrada na tarde de segunda-feira, dia 30, pelos policiais civis lotados no 23º DIP e na Delegacia Especializada em Crimes contra o Meio Ambiente e Urbanismo (Dema), que culminou na prisão do foragido da Justiça Vanderlan Nunes da Silva, 32, e na apreensão de um adolescente de 15 anos, apontados como integrantes de uma quadrilha autora de dois roubos a residências no bairro Parque Dez de Novembro, zona Centro-Sul da cidade.

Vanderlan Nunes da Silva e adolescente apreendido durante ação (Foto: Erlon Rodrigues)

Conforme Cícero Túlio, Vanderlan foi preso e o adolescente apreendido por volta das 16h, na Rua Matos Areosa, segunda etapa do bairro Compensa, zona Oeste da cidade. Durante a ação, com os infratores foi apreendido um veículo, modelo Honda City, de cor prata, sem restrições, utilizado pelos infratores nos delitos.

O titular do 23º DIP informou que na manhã do último dia 24 de outubro, a dupla, juntamente com outros três infratores, roubou uma residência situada na Rua Maria Esther Teixeira, bairro Parque Dez de Novembro. Na ocasião, o bando subtraiu do local R$ 3 mil em espécie, aparelhos eletrônicos, eletrodomésticos, joias e o veículo da família, uma picape S10, de cor prata. Segundo o delegado, a picape foi recuperada no último sábado, dia 28, no bairro Petrópolis, zona Sul da cidade.

Objetos apreendidos em posse da dupla (Foto: Erlon Rodrigues)

Na noite do dia 26 de outubro deste ano, Vanderlan, o adolescente e outros quatro comparsas da dupla, invadiram uma residência localizada na Rua Vereador Manoel Marçal, bairro Parque Dez de Novembro. Do lugar, os infratores roubaram aparelhos eletroeletrônicos, eletrodomésticos, roupas, joias, documentos pessoais, além de um carro, modelo Corsa Classic, de cor preta. O carro foi recuperado na tarde de ontem, dia 30, na Rua 25, segunda etapa do bairro Compensa, durante as diligências em torno do caso.

“A dupla participou de dois roubos a residências ocorridos no bairro Parque Dez de Novembro. O primeiro ocorreu no dia 24 de outubro deste ano, de onde levaram vários objetos da casa e picape S10. Na última quinta-feira, dia 26, eles entraram em outra casa, amarraram e torturam as vítimas. Do local, além de subtraírem um Corsa Classic, o bando levou diversos produtos. Desde da última quinta-feira nossa equipe está realizando diligências e conseguimos desarticular parte dessa quadrilha. Esse resultado, foi uma resposta rápida dada pela Polícia Civil, por meio do 23º DIP, com apoio da Dema”, disse Cícero Túlio.

A autoridade policial destacou que, além de Vanderlan e do adolescente, estão sendo procurados dois homens, identificados como Ricardo da Silva Souza Junior, conhecido como “Bambam”, e Wilson Castilho de Souza. “Além desses dois procurados, os outros comparsas de Vanderlan e do adolescente, já foram identificados pela nossa equipe. Iremos realizar novas diligências com intuito de prender todos os integrantes dessa quadrilha”, declarou o titular do 23º DIP.

 

Uma das vítimas do roubo corrido no dia 26 de outubro deste ano, um lutador de Mixed Martial Arts (MMA) de 21 anos, participou da coletiva. Na ocasião, a vítima ressaltou que no dia crime o bando tentou roubar outras casas no bairro Parque Dez de Novembro. “Acredito que eles agiram de forma aleatória, buscando vítimas para cometerem o crime. No mesmo dia do fato, o grupo tentou assaltar outras casas na redondeza e, infelizmente, conseguiu entrar na nossa residência e levaram praticamente todos os eletrodomésticos e eletroeletrônico, além do nosso carro. A Polícia Civil fez um excelente trabalho e conseguiu ontem recuperar o nosso carro e a metade dos objetos levados pelos infratores”, declarou o homem.

O delegado informou, ainda, que Vanderlan estava foragido do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), onde cumpria pena no regime semiaberto por roubo. Ele também possui passagens pela polícia por furto e sequestro. Na Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (Deaai) o adolescente têm passagens por atos infracionais análogos aos crimes de homicídio, tráfico de drogas, lesão corporal e dois roubos.

No prédio do 23º DIP, Vanderlan foi indiciado por dois roubos majorados, associação criminosa e corrupção de menores. Ao término dos procedimentos cabíveis na unidade policial, ele será levado para o Compaj. O adolescente irá responder por atos infracionais análogos aos crimes de associação criminosa e dois roubos majorados. O menor será levado para Deaai.

Comentários