Notícias

Delegado-geral e delegado-geral adjunto participam de cerimônia de implementação do Cira no Estado

O delegado-geral e o delegado-geral adjunto da Polícia Civil do Amazonas, Frederico Mendes e Ivo Martins, respectivamente, participaram na manhã desta sexta-feira, dia 28, por volta das 9h30, da solenidade de implementação do Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (Cira) no Estado.

A cerimônia foi conduzida pelo governador do Estado, David Almeida, e aconteceu na sede do Governo do Estado do Amazonas, situada na Avenida Brasil, bairro Compensa, zona Oeste da capital. Estiveram presentes, ainda, os representantes dos órgãos inseridos no Cira: Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-AM), Procuradoria-Geral do Estado (PGE-AM), Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), Polícia Civil do Amazonas e Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE-AM).

Autoridades que compuseram a mesa do evento (Foto: Bruno Zanardo)

  Compuseram a mesa o governador David Almeida; procurador-geral de Justiça, Fábio Monteiro, do MPE-AM; o procurador-geral do Estado, Tadeu de Souza, da PGE-AM; o secretário da Sefaz-AM, Francisco Arnóbio Bezerra; o secretário de Segurança Pública, Sérgio Fontes, da SSP-AM; e o delegado-geral da Polícia Civil do Estado, Frederico Mendes. Na ocasião, o governador discorreu sobre a atuação do Cira e explicou o principal objetivo do direcionamento dos recursos que serão arrecadados pelo comitê.

“A importância desse comitê se dá em razão da união dos órgãos inseridos e o nosso campo de atuação será bem maior para recuperar dinheiro que se encontra na mão de pessoas que cometem delitos fiscais. Com o intuito de que a recuperação desses ativos possam ser efetivamente empregados na área da educação, saúde e demais interesses sociais”, explicou Frederico Mendes.
  
Sobre o Cira

O delegado Antônio Rondon Jr, titular da Delegacia Especializada em Crimes contra a Fazenda Pública Estadual (DECCFPE), unidade que irá representar a Polícia Civil do Amazonas no comitê, participou na última segunda-feira, dia 24, da primeira reunião do Cira onde os representantes dos órgãos envolvidos discutiram sobre os papeis que cada um irá desenvolver. O encontro ocorreu no Conselho de Recursos Fiscais da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-AM), situado no Edifício Ozias Monteiro, bairro São Francisco, zona Sul da capital.

Conforme o titular da DECCFPE, o Cira terá grande importância para o Amazonas pois, a partir da celeridade do cruzamento de informações, será possível recuperar bens, identificar sonegação de impostos e fraudes em licitações. O Cira já é considerado uma grande rede de recuperação de ativos para os estados onde o comitê já foi implementado.

Comentários