Notícias

CCTD conclui terceira edição do Cops após dez dias de treinamento com repercussão nacional

Cerca de 12 policiais, entre civis e militares, concluíram no último domingo, dia 23, por volta das 16h, a terceira edição do Curso de Operações Policiais Urbanas e Ações em Ambientes de Selva (Cops), realizado pela Comissão de Capacitação, Treinamento e Desenvolvimento (CCTD) da Polícia Civil do Amazonas. A cerimônia de encerramento aconteceu na Base de Instrução Boina Verde (BIBV), do 1º Batalhão de Infantaria de Selva Aeromóvel (1º BIS Amv) do Exército Brasileiro (EB), no quilômetro 24 da rodovia estadual AM-010.

Orientação do treinamento (Foto: Divulgação)

O curso teve início no dia 14 deste mês e foi ministrado por policiais civis que compõem a equipe da CCTD, integrantes do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) e policiais militares do Batalhão de Policiamento Ambiental do Amazonas (BPAmb-PMAM). Ao longo de 10 dias de atividades, os policiais tiveram instruções teóricas e práticas de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) tático, treinamento prático de policiamento fluvial, abordagens a condutores de embarcações em combate ao narcotráfico e, ainda, orientações para combate em área urbana e de selva.

Atividade realizada durante o curso (Foto: Divulgação)

Conforme o presidente da CCDT, o investigador de Polícia José Alberto do Valle, a terceira edição do Cops iniciou com 25 alunos inscritos, dentre eles um delegado e dois investigadores do Grupo de Operações Especiais (GOE) da Polícia Civil do estado de São Paulo (SP) e, ainda, policiais militares que atuam no BPAmb-PMAM.

Segundo Valle, os treinamentos teóricos e práticos aconteceram entre o Campus de Ensino 2 – Delegado Aquiles dos Santos Andrade, do Instituto Integrado de Ensino de Segurança Pública do Estado (Iesp-AM), antiga Academia de Polícia (Acadepol), no bairro Cidade Nova, zona Norte da cidade, e na Base de Instrução Boina Verde, no quilômetro 24 da rodovia estadual AM-010. 

De acordo com o presidente da CCTD, o curso teve visibilidade nacional. Ele destacou que o treinamento teve bastante procura, por se tratar de uma capacitação que visa preparar os servidores para atuarem em ambientes urbanos, aquáticos e de selva, no combate ao narcotráfico, principalmente em áreas de fronteira. 

Policiais em treinamento de rapel durante o curso (Foto: Divulgação)

“Por meio do portal da Polícia Civil do Amazonas, policiais civis que atuam em outros estados tiveram conhecimento do Cops e puderam se inscrever. Isso nos deixou bastante satisfeitos, uma vez que os nossos treinamentos se tornam referência para a Polícia Civil de outros estados”, ressaltou Valle.

Comentários