Notícias

Grupo Fera organiza palestra de balística externa para policiais das forças especiais das Polícias Civil e Militar do Estado

O Grupo Força Especial de Resgate e Assalto (Fera), a equipe de elite da Polícia Civil do Amazonas, organizou na manhã desta sexta-feira, dia 21, palestra sobre balística externa em locais de crime, voltada a policiais civis que atuam no Grupo Fera, Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc), Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), além de policiais militares do Comando de Operações Especiais (COE).

Palestra de balística externa para policiais das forças especiais das Polícias Civil e Militar do Estado (Foto: Erlon Rodrigues)

Ministrada pelo perito criminal mestre em Ciência Forense João Francisco dos Anjos Junior, que compõe o quadro de servidores do Instituto de Criminalística (IC), ligado ao Departamento de Polícia Técnico-Cientifica (DPTC), da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), a palestra aconteceu no Auditório José Elcy Barroso Braga, localizado na Delegacia Geral, zona Centro-Oeste da capital.

Pessoas presentes na palestra (Foto: Erlon Rodrigues)

Durante o encontro o palestrante repassou aos policiais presentes procedimentos de balística externa, como as características físicas de marcas de impacto de Projéteis de Arma de Fogo (PAF); orifício de entrada e saída em materiais diversos; resíduos de disparo de “Gunshot Residue”, nome conhecido no Brasil como “GSR”, que são partículas microscópicas de resíduos provenientes da descarga de uma arma de fogo e que, em geral, ficam depositadas pelo corpo do atirador e aos arredores da cena do crime. Também foram ministradas técnicas de ângulo de impacto, determinação de trajetória e lesões provocadas por arma de fogo.

“Ministrei essa palestra a convite dos integrantes do Grupo Fera para repassar um pouco do meu conhecimento referente às técnicas de balística externa e vestígios de disparos de arma de fogo em locais de crime, com o intuito de dar respaldo às ações das forças especiais que compõem a SSP-AM”, pontuou João Francisco dos Anjos Junior.

João Francisco dos Anjos Junior (Foto: Erlon Rodrigues)

O investigador Alex Marães, que integra o Grupo Fera, destacou que a palestra foi uma iniciativa dos policiais da equipe de elite da instituição. “Essa palestra foi voltada aos policiais civis que atuam no Grupo Fera, Denarc, DRCO e policiais militares do COE. A palestra foi ministrada pelo perito criminal João Francisco, especialista em balística. Ele nos repassou noções e técnicas de balística, que são treinamentos específicos que os policiais precisam saber, os procedimentos que devem ser realizados em locais onde ocorrem disparos de arma de fogo”, disse Marães.

Investigador Alex Marães (Foto: Erlon Rodrigues)

Comentários