Ivo Martins participa de audiência pública na CMM em torno de debate sobre a valorização da vida humana

O delegado-geral adjunto da Polícia Civil do Amazonas, Ivo Martins, participou na tarde de quinta-feira, dia 25, de audiência pública em torno de debate sobre a valorização da vida humana. O evento aconteceu no Plenário Adriano Jorge da Câmara Municipal de Manaus (CMM), localizada na Avenida Padre Agostinho Caballero Martin, bairro São Raimundo, zona Oeste da capital.

Delegado-geral adjunto, Ivo Martins durante a audiência (Foto: Erlon Rodrigues)

Tendo como tema a ‘Valorização da Vida Humana’, a audiência púbica faz parte das atividades em torno da primeira Semana Municipal da Valorização da Vida Humana, evento que, neste ano, passa a fazer parte do calendário da CMM, após a aprovação da Lei Municipal nº 2.173/2016, proposta pela vereador Professor Samuel (PHS), que institui a quarta semana do mês de maio como a semana de Valorização da Vida Humana.

O debate, presidido pelo vereador Samuel da Costa (PHS), conhecido como “Professor Samuel”, contou, ainda, com as presenças da procuradora regional dos Direitos do Cidadão do Ministério Público Federal (MPF), Bruna Menezes Gomes da Silva; Glen Wilde do Lago Freitas, presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos do Amazonas (CEDDH); padre Geraldo Bendaham, coordenador das pastorais da Arquidiocese de Manaus, e da gerente do Parque Municipal do Idoso, Charmenia Sahdo, que no ato representou a Fundação de Apoio ao Idoso Doutor Thomas (FDT).

Também estiveram presentes no evento a assistente social da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Rosângela Oliveira; a gerente da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Efthimia Haidos; o deputado estadual José Ricardo (PT), que no ato representou a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam); a subsecretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh), Socorro Sampaio, além de gestores e professores de escolas municipais.

Audiência pública na CMM (Foto: Erlon Rodrigue)

Ao longo de pronunciamento, o vereador Professor Samuel destacou que a Semana Municipal de Valorização da Vida Humana tem o objetivo de trazer uma discussão e reflexão sobre a necessidade de programações com atividades práticas de incentivos à valorização da vida humana. As atividades iniciaram no último dia 22 de maio e seguem até hoje, dia 26. Ao longo desta semana foram desenvolvidas ações educativas, por meio de palestras; seminários, conferências, debates, atividades culturais e de lazer.

Durante o evento, o delegado-geral adjunto parabenizou o autor da lei que introduziu no calendário da capital a Semana Municipal de Valorização da Vida Humana. Na ocasião, Ivo Martins ressaltou que a iniciativa é muito importante porque demonstra a sensibilidade da Casa Legislativa para o tema que, segundo a autoridade policial, é de tamanha relevância.

“Estive à frente da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS) durante dois anos, por isso tenho condições de falar com propriedade acerca das características das mortes ocorridas justamente pela desvalorização da vida. Hoje em dia os homicídios ocorrem por conta de um celular, por uma quantia irrelevante de dinheiro e, até mesmo, sem qualquer motivo. Isso deve acender um alerta para as autoridades e, também, para a sociedade, para podermos debater e encontrarmos as causas dessa problemática. Espero que outras oportunidades iguais a essa venham a aparecer para que possamos debater um tema tão importante para a sociedade”, pontuou Martins.

Delegado Martins e representantes da audiência (Foto: Erlon Rodrigues)