Delegacia Móvel estará à disposição do público que irá prestigiar os eventos no Sambódromo no fim de semana

A Polícia Civil do Amazonas irá colocar à disposição da população, a partir das 19h deste sábado, dia 25, em frente ao Centro de Convenções de Manaus (Sambódromo), situado na Avenida Pedro Teixeira, bairro Dom Pedro, zona Centro-Oeste da cidade, o ônibus da instituição onde funciona a Delegacia Móvel, durante os desfiles das escolas de samba de Manaus do Grupo Especial. A ação tem por objetivo reforçar o aparato de Segurança Pública ao longo da passagem das agremiações pelo local, visando garantir atendimento aos populares que irão prestigiar o evento.

De acordo com o diretor do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM), delegado Geraldo Eloi, no domingo, dia 26, a partir das 16h, a Delegacia Móvel também estará à disposição das pessoas que irão participar do ‘Bloco das Piranhas’, que será realizado no Sambódromo. Conforme o diretor do DPM, a unidade móvel contará com equipes formadas por cinco policiais civis, sendo um delegado, três investigadores e um escrivão, em cada dia de evento.

Geraldo Eloi destacou que nos dias 25 e 26 serão realizados na Delegacia Móvel registros de Boletim de Ocorrência (BO) e Termo Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) para crimes de menor potencial ofensivo, que não concerne a realização da prisão em flagrante delito, como lesão corporal simples, desacato, ameaça, injúria, entre outros.
“As ocorrências passíveis da lavratura do auto de prisão em flagrante, serão encaminhadas ao 10º e 12º Distritos Integrados de Polícia (DIPs), que funcionam como Centrais de Flagrantes, situados, respectivamente, na segunda etapa do bairro Alvorada, zona Centro-Oeste, e Conjunto Parque das Laranjeiras, bairro Flores, zona Centro-Sul, que também terão reforço no efetivo de servidores nesses dois dias de eventos”, ressaltou o diretor do DPM.

Reforço

A Polícia Civil do Amazonas disponibilizou 1.456 servidores, entre delegados, escrivães, investigadores e agentes administrativos, para participar da operação “Carnaval”, coordenada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) e órgãos do sistema. Os trabalhos abrangem fiscalizações nas tradicionais bandas de rua da capital e, também, nos desfiles das escolas de samba de Manaus dos Grupos Especial e de Acesso A, B e C, no Sambódromo.

Durante 14 dias do período carnavalesco os policiais civis vão trabalhar em conjunto com servidores da SSP-AM, Polícia Militar do Estado do Amazonas (PMAM), Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) e Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICC - Regional). “A orientação do governador José Melo é garantir a segurança da população e dos foliões durante o Carnaval”, destacou o delegado-geral da instituição, Frederico Mendes.

O diretor do DPM enfatizou, ainda, que durante o período do Carnaval oito DIPs, situados nas seis zonas da capital, além das Delegacias Especializadas em Apuração de Atos Infracionais (Deaai), em Crimes contra a Mulher (DECCM) e em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca) irão receber reforço no efetivo para atender registros de ocorrências e flagrantes.