Notícias

CCTD realiza treinamento de habilitação em fuzil e retirada de suspeito em veículos no segundo dia do TOP

A Polícia Civil do Amazonas, por meio da Comissão de Capacitação, Treinamento e Desenvolvimento (CCTD) da instituição, realizou ao longo de quinta-feira, dia 23, o segundo dia de atividades do curso Táticas de Operações Policiais de Alto Risco (TOP), voltado a policiais civis do Estado. As atividades foram realizadas no 1º Batalhão de Infantaria de Selva (1º BIS) do Exército Brasileiro, localizado na Avenida São Jorge, bairro São Jorge, zona Oeste da capital, e no stand de tiro do Campus de Ensino 2 – Delegado Aquiles dos Santos Andrade, do Instituto Integrado de Ensino de Segurança Pública do Estado (Iesp-AM), antiga Academia de Polícia (Acadepol), no bairro Cidade Nova, zona Norte.

Curso Táticas de Operações Policiais de Alto Risco (TOP) (Foto: Erlon Rodrigues)

De acordo com o presidente da CCTD, o investigador de Polícia José Alberto do Valle, durante o período da amanhã, foram realizados treinamentos voltados a habilitação de fuzil, em todas as modalidades. Durante a tarde, foram ministrados exercícios de ação imediata em corredores, exercícios de transição de armas, contramedidas para emboscadas contra viaturas, exercícios de abordagem e retirada de suspeito em veículos, resgate de policial ferido.

Curso Táticas de Operações Policiais de Alto Risco (TOP) (Foto: Erlon Rodrigues)

“Neste segundo dia de atividades do TOP, realizamos treinamento de habilitação em fuzil, calibre 556 e o calibre 762. Nesses exercícios foram ministrados todas as atividades necessárias para utilização de fuzil, inclusive uma prova. Pedimos para os alunos realizarem uma quantidade de tiros em um alvo, com a distância de 50 metros. Para passar nessa fase era preciso obter 70% de acertos nesse alvo. Durante a tarde, foram realizados os treinamentos de abordagens de viaturas, extração de suspeitos de veículos, além de exercícios voltados a progressão de becos, vielas e corredores, além resgate de policial ferido”, disse Valle.

Presidente da CCTD, o investigador de Polícia José Alberto do Valle (Foto: Erlon Rodrigues)

O delegado-geral adjunto da instituição, Ivo Martins, esteve presente no stand de tiro do Campus de Ensino 2 – Delegado Aquiles dos Santos Andrade, no período da tarde, acompanhando as atividades do TOP. Na ocasião, Ivo Martins destacou a importância dos treinamentos realizados pela CCTD para os servidores da instituição.   

Delegado-geral adjunto da Polícia Civil do Amazonas, Ivo Martins (Foto: Erlon Rodrigues)

“Esses cursos realizados pela CCTD são de importância vital para os nossos servidores, pois teremos condições de preservar a vida dos nossos policiais que tanto se arriscam no dia a dia nas ruas. O trabalho da CCTD é constante nos vários cursos que vêm realizando, assim a instituição está aprimorando os nossos servidores para que em uma ocorrência, esse policial saia mais protegido e tenha a possibilidade de voltar pra casa seguro, cumprindo o papel, que é proteger a sociedade, a ele próprio e, também, ao cidadão infrator”, disse Ivo Martins.

Comentários