Notícias

CCTD forma 15 alunos no Curso de Operações Policiais Urbanas e Ações em Ambientes de Selva

A Polícia Civil do Amazonas, por meio da Comissão de Capacitação, Treinamento e Desenvolvimento (CCTD) da instituição finalizou domingo, dia 29, o Curso de Operações Policiais Urbanas e Ações em Ambientes de Selva (Cops). De acordo com o presidente da CCTD, o investigador José Alberto do Valle, 15 participantes, entre policiais civis do Amazonas e convidados, concluíram a primeira edição do Cops, que teve início na última segunda-feira, dia 23, e foi realizado ao longo de sete dias.

Conforme José Alberto do Valle, a última etapa do curso iniciou às 8h do último sábado, dia 28, em um ponto na rodovia estadual AM-010. As instruções de sobrevivência na selva, em mata fechada, iniciadas na sexta-feira, dia 27, seguiram até o meio-dia de sábado. A partir desse período, os 15 alunos iniciaram o treinamento real de sobrevivência na selva. O curso foi concluído ontem, dia 29, por volta de meio-dia.

 Investigador José Alberto do Valle, presidente da CCTD (Foto: Erlon Rodrigues)

O presidente da CCTD discorreu sobre o desempenho dos alunos durante o Cops. “Os policiais que participaram do curso são de altíssimo nível profissional. Eles tiveram vontade de aprender e de colocar em prática as técnicas repassadas ao longo do curso. As instruções de sobrevivência na selva foram muito importantes nos treinamentos, porque o policial apreendeu a se manter dentro daquele ambiente. Foram repassadas técnicas de como fazer fogo, armadilhas de caça e pesca, purificação da água, dentre outros procedimentos necessários para que os policiais possam sobreviver no meio da selva”, enfatizou.

"Instruções de sobrevivência na selva foram muito importantes nos treinamentos, porque o policial apreendeu a se manter dentro daquele ambiente." (Foto: Erlon Rodrigues)

Valle enfatizou que a primeira edição do Cops foi muito gratificante para toda a equipe de instrutores. “Iniciamos o curso com 25 alunos inscritos e finalizamos essa primeira edição com 15 participantes. Nossa intenção é formar multiplicadores. O aluno está preparado para atuar em situações de crise e confronto. Cada policial formado poderá ser utilizado na unidade de trabalho, repassando as  técnicas que ele aprendeu ao longo dos treinamentos”, argumentou.    

1ª edição do Cops

José Alberto do Valle disse que os treinamentos da primeira edição do Cops visaram especializar os servidores da instituição e os convidados para atuarem em ambientes urbanos, aquáticos e de selva, no combate ao tráfico de drogas e nas demais modalidades criminosas encontradas na Região Amazônica e em áreas fronteiriças do Estado.

15 participantes, entre policiais civis do Amazonas e convidados, concluíram a primeira edição do Cops (Foto: Erlon Rodrigues)

O curso foi ministrado por policiais civis que compõem a equipe da CCTD, além de seis instrutores, entre policiais civis e militares do Estado, formados nas duas edições do Curso de Operações Táticas Avançadas (Cota), realizadas pela CCTD em 2015 e 2016. Os treinamentos contaram, ainda, com instruções de integrantes do Corpo de Bombeiros e Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) da Marinha do Brasil.

As instruções deram ênfase a exercícios de incursões com tiro real, envolvendo formações e deslocamento em corredores, equipes de reconhecimento e de contato, progressão e retirada tática sob fogo de cobertura e retirada de operacional ferido, além do aprimoramento no manuseio de arma curta, arma longa e suas aplicações táticas.

Também fizeram parte do cronograma de atividades do Cops exercícios de fogo coordenado, exercícios de fogo de cobertura e deslocamento em duplas, exercícios de ação imediata em duplas, retenção de armas curtas e retenção de armas longas com tiro real, exercícios de transição de armas, contramedidas para emboscadas contra viaturas e exercícios de retirada de operacional ferido pós-emboscada contra viaturas.

Os alunos também receberam instruções de técnicas de Close Quarters Battle (CQB), método conhecido no Brasil como Combate em Ambiente Confinado, com deslocamento em duplas em área urbana, técnicas de CQB para buscas e varreduras solo e em dupla, deslocamento corporal e giro estacionário, tiro ajoelhado, tiro barricada, exercício de fatiamento de quinas e portas, técnicas de defesa pessoal, orientação em ambiente de selva, sobrevivência na selva, natação operacional, Atendimento Pré-Hospitalar (APH) tático e abordagem fluvial.

Comentários