Equipe "Guardião" recupera projetores multimídia furtados de escola na zona Sul e prende jovem envolvido no crime

A Polícia Civil do Amazonas, por meio da equipe “Guardião”, lotada no gabinete do delegado-geral da instituição, Francisco Sobrinho, prendeu, em flagrante, na tarde de quinta-feira, dia 29, por volta das 13h, Schwank William Farias de Souza, 22, por furto e corrupção de menores. Dois adolescentes, de 16 e 17 anos, foram apreendidos ao longo da ação policial por envolvimento no furto de oito projetores multimídia de uma escola da rede pública de ensino localizada na Rua Magalhães Barata, bairro São Lázaro, zona Sul.

De acordo com o delegado Henrique Brasil, coordenador do projeto “Caravana da Cidadania nas Escolas e Comunidades”, idealizado e mantido por Francisco Sobrinho, a equipe “Guardião” chegou até o trio após o recebimento de denúncia feita ao Centro de Operações de Segurança Escolar (Cose), informando que na madrugada de ontem, por volta das 2h, três infratores haviam furtado oito projetores multimídia da Escola Estadual Dorval Porto.

Delegado Henrique Brasil, coordenador do projeto “Caravana da Cidadania nas Escolas e Comunidades (Foto: Erlon Rodrigues)

“Nossa equipe se deslocou ao local e monitorou a área da escola, onde, por volta das 13h, identificamos, caminhando em via pública, na Rua Magalhães Barata, os dois adolescentes envolvidos no furto. Durante revista os policiais civis encontraram, em uma bolsa que estava com um dos adolescentes, dois projetores levados da instituição de ensino”, explicou Brasil.

Schwank William Farias de Souza, 22 (Foto: Divulgação)

Conforme a autoridade policial, após serem apreendidos, os adolescentes confessaram participação no delito e informaram que os outros seis projetores que faltavam estavam com Schwank William.  “O jovem foi preso na casa onde morava, localizada no beco São Francisco, na mesma rua onde fica a escola onde aconteceu o delito. No interior da residência apreendemos com Schwank os outros seis projetores restantes. Com isso, todo os aparelhos furtados da escola foram recuperados e devolvidos ao gestor da unidade de ensino”, ressaltou Henrique Brasil.

O rapaz e os adolescentes foram conduzidos ao 7º Distrito Integrado de Polícia (DIP). Schwank foi autuado em flagrante por furto qualificado e corrupção de menores. Ao término dos procedimentos cabíveis será conduzido à Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa. Os dois adolescentes foram encaminhados à Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (Deaai). Eles irão responder por ato infracional análogo a furto.

Sobre o projeto

Para Francisco Sobrinho o projeto “Caravana da Cidadania nas Escolas e Comunidades” visa oferecer condições de apoio para que os gestores das escolas da rede pública possam refletir, discutir e desenvolver ações que possibilitem a redução da violência e dos índices de tráfico de drogas e consumo de substâncias ilícitas pelo público infantojuvenil. Além dos gestores, a proposta também é direcionada aos funcionários dos centros de ensino, estudantes, pais e responsáveis pelos alunos, além de comunitários.

As atividades em torno do projeto visam contemplar, até o final deste ano, 92 escolas, sendo 31 escolas da rede estadual e 61 mantidas pela Prefeitura Municipal de Manaus (PMM). Nesses colégios estão acontecendo, diariamente, palestras ministradas pelo delegado-geral e demais autoridades policiais.