Equipe do gabinete do delegado-geral prende rapaz por comercializar drogas perto de escola municipal na zona Leste

A Polícia Civil do Amazonas, por meio da equipe “Guardião”, lotada no gabinete do delegado-geral da instituição, Francisco Sobrinho, deflagrou na manhã desta terça-feira, dia 30, por volta das 10h, ação policial que resultou na prisão, em flagrante, de Cristiano Cordeiro Monte, 27, envolvido com o tráfico de drogas na cidade. O rapaz foi preso na Rua Boari, terceira etapa do bairro Jorge Teixeira, zona Leste de Manaus, nas proximidades de uma escola municipal situada naquela localidade.

Cristiano Cordeiro Monte, 27, e entorpecentes apreendidos (Foto: Divulgação)

Conforme o delegado Henrique Brasil, coordenador do projeto “Caravana da Cidadania nas Escolas e Comunidades”, idealizado e implantado por Francisco Sobrinho, as investigações em torno do caso tiveram duração de sete dias e foram iniciadas após o recebimento de denúncias informando a comercialização de drogas naquela região.

“Nossa equipe passou a monitorar o local indicado e constatou uma movimentação suspeita de pessoas na Rua Boari. Os integrantes da equipe “Guardião” montaram campana e passaram a observar o lugar, logrando êxito ao efetuar o flagrante”, argumentou Henrique Brasil.

A autoridade policial afirmou que com o infrator foram apreendidos 34 trouxinhas de substância entorpecente com aspecto de pasta base de cocaína, 27 pedras de oxi, 300 gramas de pasta base de cocaína, um aparelho celular, uma balança de precisão, material para embalo da droga e R$ 22 em espécie.

Cristiano foi interceptado e conduzido ao 30º Distrito Integrado de Polícia (DIP) para prestar esclarecimentos. Na unidade policial ele confirmou comercializar entorpecentes e alegou que estava vendendo drogas no local desde o início deste ano.

O rapaz foi autuado em flagrante por tráfico de drogas. Ao término dos procedimentos cabíveis na unidade policial ele será conduzido à Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, onde irá permanecer à disposição da Justiça.

Sobre o projeto

Idealizado e implantado pelo delegado-geral, Francisco Sobrinho, o projeto “Caravana da Cidadania nas Escolas e Comunidades” tem por objetivo propiciar condições de apoio para que os gestores das escolas da rede pública possam refletir, discutir e desenvolver ações que possibilitem a redução da violência e dos índices de tráfico e consumo de drogas no contexto escolar e comunitário.

As atividades em torno do projeto foram retomadas no dia 26 de julho deste ano e visam contemplar, neste primeiro momento, 92 instituições de ensino, sendo 31 escolas da rede estadual e 61 mantidas pela Prefeitura Municipal de Manaus (PMM), situadas na zona Leste de Manaus. Nessas escolas estão acontecendo, diariamente, palestras ministradas pelo delegado-geral e demais autoridades policiais. A iniciativa é direcionada aos gestores, funcionários dos colégios, estudantes, pais e responsáveis pelos alunos.