Notícias

Titular da Derfd dá dicas de segurança para evitar roubos ou furtos a estabelecimentos comerciais na capital

O delegado titular da Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (Derfd), Adriano Felix, considera importante que os proprietários de estabelecimentos comerciais na capital invistam na segurança dos locais com o intuito de garantir a integridade física dos funcionários e clientes. A autoridade policial ressalta que, embora seja um dever do Estado, a segurança também é de responsabilidade de todo cidadão e dá dicas de como inibir a ação de infratores nos comércios.

“Pode-se investir em equipamentos de segurança, como instalação de câmeras de monitoramento ou até mesmo na contratação de um vigilante. É importante evitar estender o funcionamento após determinados horários e orientar os funcionários a não contar dinheiro na frente das pessoas, não guardar grande quantidade em dinheiro nos caixas e manter o estabelecimento bem iluminado”, aconselhou Felix.

Conforme o delegado, o proprietário do estabelecimento também pode recomendar aos funcionários que fiquem atentos a atitudes suspeitas de pessoas que permaneçam durante muito tempo no local, por exemplo. “Geralmente antes de cometerem o delito os infratores vão até o lugar para observar a movimentação e saber se o ambiente está propício ou não para ação criminosa. Caso haja a suspeita, deve-se imediatamente comunicar o fato à polícia, acionando a guarnição da Polícia Militar que atua na área”, concluiu.

Comentários