Notícias

Polícia Civil encerra mais um curso de qualificação profissional

A Polícia Civil do Amazonas realizou na tarde desta quarta- feira, 30, no auditório da Delegacia Geral, a cerimônia de encerramento do Curso de Recaptura e Rastreamento de Fugitivos em Área de Mata (Recap). A qualificação foi promovida pela Comissão de Capacitação, Treinamento e Desenvolvimento (CCTD) da Polícia Civil do Amazonas, em parceria com o Instituto de Ensino de Segurança Pública de Estado (Iesp-AM).

Foto: Luzimar Bessa

Durante a cerimônia, aproximadamente quarenta e cinco policiais civis e militares, oficiais das Forças Armadas e agentes penitenciários receberam o certificado de capacitação.

De acordo com o instrutor do curso e agente penitenciário do sistema prisional, da Secretaria de Estado da Justiça do Ceará (Sejus-CE), Paulo José Rodrigues, o Recap preparou os policiais e agentes penitenciários do Amazonas para enfrentar situações que são inerentes ao exercício da profissão.

 “Com a superlotação nas cadeias públicas é muito comum ocorrer fugas de detentos e com o curso, os policiais poderão fazer uma analise da situação e aplicar as técnicas aprendidas no treinamento, para assim realizar o rastreamento e a captura desses fugitivos”, declarou.

Paulo José Rodrigues (Foto: Luzimar Bessa)


Na ocasião, o major da Policia Militar do Amazonas, Nilo Corrêa, 42, que atua como subcomandante do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cefap), da Policia Militar recebeu o certificado e afirmou que pretende levar as técnicas para o grupo que coordenada. “Na posição que ocupo é imprescindível ter conhecimento e saber as técnica necessárias para rastrear um fugitivo e orientar a minha equipe para como proceder nesses tipos de situações”, destacou.

major da Policia Militar do Amazonas, Nilo Corrêa, 42 (Foto: Luzimar Bessa)

Entres os participantes do curso estava Rômulo Valente que atua há cinco anos como escrivão operacional de Polícia Civil. Ele foi um dos servidores que recebeu o certificado. “Eu soube da oportunidade pelo Instagram da Polícia Civil e logo me interessei pelo treinamento. Por participar constantemente de operações na rua, acompanhando os delegados, acredito que esta qualificação engrandece o desempenho dos policiais do Estado nas ações de campo”, esclareceu.



Escrivão operacional de Polícia Civil, Rômulo Valente (Foto: Luzimar Bessa)

 

O curso

Conforme o Presidente da Comissão de Capacitação,Treinamento e Desenvolvimento da Polícia Civil do Amazonas (CCTD), José Alberto do Valle, conhecido como “Betão”,  as atividades ministradas foram dividas em aulas teóricas e práticas. Durante as aulas teóricas, os participantes tiveram a oportunidade de aprender sobre o processo de acompanhamento de passos de fugitivos e introdução à doutrina do rastreamento.

Presidente da Comissão de Capacitação,Treinamento e Desenvolvimento da Polícia Civil do Amazonas (CCTD), José Alberto do Valle (Foto: Luzimar Bessa)

Na fase prática, os alunos puderam visualizar o funcionamento de técnicas especiais, como por exemplo, cinemática da fuga, perseguição e identificação do esconderijo de fugitivos. A previsão da CCTD é que outras quatro turmas do Recap sejam formadas ainda em 2015.

Comentários