Notícias

Gerente de facção criminosa é preso na zona Oeste da capital

Delegado titular do 10° DIP, unidade policial, Walter Cabral. (Foto: Marcely Gomes)

A Polícia Civil do Amazonas, por meio de servidores lotados no 10º Distrito Integrado de Polícia (DIP), prendeu na manhã de quinta–feira, 25, por volta das 6h30, Ricardo Almeida da Silva, 39, conhecido como “Ricardo Bombado”. Ele estava sendo investigado por envolvimento com o tráfico de drogas na cidade. A prisão aconteceu na residência dele, localizada na Rua Quatro do bairro Alvorada 2, zona Centro-Oeste da capital.

De acordo com o delegado titular da unidade policial, Walter Cabral, “Ricardo Bombado” passou a ser investigado há três meses, após denúncias anônimas informando que ele comandava o tráfico de drogas no bairro Alvorada. “Já tínhamos conhecimento da participação dele na facção criminosa Família do Norte (FDN). Ele gerenciava o abastecimento dos entorpecentes na área e administrava o dinheiro adquirido com as vendas das substâncias ilícitas”, informou Walter.

Ricardo Almeida da Silva, 39, conhecido como “Ricardo Bombado”. (Foto:Marcely Gomes)

Após ser comprovada a existência da prática ilegal no lugar, o delegado Walter Cabral representou mandado de busca e apreensão em nome de Ricardo.  O documento foi expedido no dia 6 de maio deste ano pela juíza de Direito Lídia Abreu Carvalho Frota, da 1ª Vara Especializada em Crimes de Uso e Tráfico de Entorpecentes (Vecute).

Durante as investigações os policiais civis constataram que Ricardo era considerado foragido da Justiça e tinha dois mandados de prisão em aberto em nome dele. Um por tentativa de latrocínio e outro por homicídio. “O infrator invadiu a residência de um homem no bairro Alvorada e efetuou cinco disparos de arma de fogo após presumir que a vítima mantinha um caso amoroso com a namorada dele. Isso aconteceu em março de 2005,” explicou o delegado.

Segundo Walter Cabral, após a expedição do mandado de busca e apreensão, a equipe de investigação do 10º DIP planejou o momento certo para efetuar a captura do infrator. “Dividimos as equipes e montamos campana em locais distintos, pois tínhamos a informação de que ele se ausentava do ponto de drogas com frequência. Ao observarmos a movimentação na residência dele aproveitamos para cumprir o mandado de prisão”, relatou a autoridade policial.

No momento da ação foi encontrada em posse de Ricardo uma pistola PT 840 e um carregador de uso exclusivo da Polícia Militar com 15 munições intactas e 13 munições de calibre 38. Os policiais apreenderam com ele também pouco mais de R$ 2 mil em espécie, dois tabletes de substância esverdeada com aspecto de maconha tipo “skunk”, guardados em um saco plástico, quatro porções separadas da mesma substância e uma balança de precisão.

Ricardo Almeida foi autuado em flagrante por tráfico de drogas,  porte ilegal de arma de fogo de uso restrito e posse de munição de uso permitido. Ele foi conduzido à unidade policial e ao término dos procedimentos cabíveis será encaminhado à Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, no Centro de Manaus, zona Sul, onde irá permanecer à disposição da Justiça.

Comentários