Notícias

Perícia criminal é destaque na semana de Química Forense

A Polícia Civil do Estado do Amazonas, participou nesta sexta-feira (19) da semana de “Química Forense”. Na abertura do evento promovido pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM a delegada Lia Gazineu do Departamento de Polícia Técnica e Científica (DPTC), representou o Delegado Geral Josué Rocha.

O evento também está sendo realizado nos município de Coari e Itacoatiara. Em Manaus a programação conta a palestra da Dra. Daniela Koshikene, perita criminal da Polícia Civil do estado do Amazonas, e o perito criminal federal, Mozart Pimentel Montenegro de Barros.

Delegada Lia Gazineu destacou que a perícia desperta muita curiosidade entre a população e eventos como este são a oportunidade de divulgar o trabalho. ”Nos aproveitamos a oportunidade para reforçar a importância de preservarmos o local do crime. Apenas a perícia deve ter acesso para que possamos coletar as provas”, disse a Delegada que faz parte do Núcleo de preservação de local de crime, lançado pela Polícia Civil do Amazonas na semana passada.

O professor e vice- coordenador da Ufam, Renato Henriques, comentou  sobre a parceria que está sendo firmada entre UFAM e Polícia Civil do Amazonas, que proporciona estreitamento dos laços entre comunidade, universidade e Polícia Civil.

O evento, segundo o professor, visa mostrar o trabalho do perito criminal, ao estudante e a comunidade além de destacar a importância dos procedimentos periciais para a investigação dos crimes. 

A coordenadora Karime Bentes, reforçou que o evento é uma forma de divulgar a ciência e conscientizar a comunidade em relação ao uso de drogas. Segundo Karime o objetivo é principalmente divulgar a área de atuação do pesquisador de química Florence.

No sábado serão oferecidos mini-cursos com pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA), MsC Valdeana Linard Sírio Oliveira e Tamires Rezende Vieira, além do mini-curso de perito criminal Federal ministrado por Assis Clemente da Silva Filho e Mozart Pimentel Montenegro de Barros.

Cerca de 518 pessoas estão inscritas para o evento, entre profissionais de química, farmácia e biologia,  além de  alunos do ensino médio do  município de Manacapuru.

Comentários