Notícias

Delegados participam de lançamento de campanha de divulgação do DPVAT no IML

O Delegado Geral de Polícia Civil do Amazonas, Josué Rocha, a Diretora do Departamento de Política Técnico-Científica da instituição (DPTC), Delegada Lia Gazineu e o Diretor do Instituto Médico Legal, Sérgio Machado, participaram na manhã desta quarta-feira (31), no IML, da cerimônia de lançamento das placas informativas sobre a campanha de divulgação do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores e de Via Terrestre (DPVAT).

A campanha é uma iniciativa do deputado estadual Marcelo Ramos (PSB) em parceria com o presidente do Sindicato dos Corretores (Sincor-AM/AC/RR), Gilvandro Moura, e conta com a participação da Polícia Civil, por meio da fixação de cartazes em pontos estratégicos da instituição, como IML e Distritos Integrados de Polícia (DIPs).
O objetivo é evitar fraudes, informando as vitimas e familiares de acidentes de trânsito que o seguro é gratuito para todo cidadão brasileiro, sem necessidade de intermediários.

A placa fixada no IML traz a seguinte mensagem: “Em caso de acidente com morte, invalidez, ou despesas médicas, todos têm direito ao seguro DPVAT. Receba, você mesmo, a indenização gratuitamente e sem qualquer intermediário”.

Na opinião do Delegado Geral Josué Rocha trata-se de um serviço de utilidade pública, que visa levar informação à população sobre o benefício. “A Polícia Civil do Amazonas está preocupada em esclarecer ao cidadão que perdeu um ente querido, ou mesmo que tenha sofrido algum acidente automobilístico, que não há necessidade de terceiros para acionar o seguro. Nós pedimos à população que denuncie possíveis casos de fraudes que venham acontecer nas nossas instalações para que possamos tomar as providências cabíveis”, declarou na ocasião.

O Diretor do IML, Sérgio Machado, salientou que o número de exames de corpo de delito feitos no local é bastante significativo e que só de agendamento para o período de agosto a outubro uma média de 100 exames já está programada.

“O IML, em atendimento às requisições das autoridades, realiza a feitura dos exames de corpo de delito em todas as vítimas relacionadas a acidentes de trânsito. Atendemos as ordens judiciais para a realização da perícia similar no âmbito da Justiça Civil, além de responder a todos os requisitos do juízo para a determinação das limitações ocasionadas por acidentes com veículos automotores. Temos um setor psicossocial que é responsável em esclarecer ao cidadão sobre os direitos que ele possui, incluindo o DPVAT”, declarou Sérgio Machado.

O DPVAT é um seguro de caráter social, que abrange toda a população, vítimas de acidentes causados por veículos automotores em via terrestre. O seguro cobre despesas médicas e suplementares, indenização pela perda total ou parcial de membros, função e morte.

O IML já prestava informações pontuais relacionadas à gratuidade do acesso ao seguro, com a fixação da placa informativa e a colocação dos panfletos informativos nas instalações da instituição. Esse serviço ganhou mais uma ferramenta na comunicação.

“Fico feliz em saber que mesmo antes da campanha, o IML já oferecia esse serviço, ou seja, já orientávamos a população quanto aos seus direitos e agora vamos apenas dar continuidade a esse serviço”, enfatizou a Diretora do DPTC, Lia Gazineu.

 

 

Comentários