Notícias

Delegado-geral participa do lançamento da campanha Outubro Rosa, no prédio da DECCM, na zona centro-sul da capital

Na manhã desta quarta-feira (9/10), por volta das 9h, o delegado-geral da Polícia Civil do Amazonas, Lázaro Ramos, visitou as dependências da Delegacia Especializada em Crimes contra à Mulher (DECCM), da zona centro-sul da capital, durante o lançamento da campanha Outubro Rosa, promovida pela equipe do Departamento de Controle e Avaliação (DCA) da instituição. A ação foi coordenada pela diretora do DCA, delegada Alynne Siqueira.


(AI-PCAM/ Foto: Erlon Rodrigues)

Durante a visita na especializada, que também contou com o apoio da titular da DECCM, delegada Débora Mafra, a equipe do DCA entregou aos servidores, bem como às pessoas que estavam no local em busca de atendimento, cartilhas informativas e laços cor-de-rosa, símbolo da campanha Outubro Rosa. A ação teve como objetivo promover a conscientização dos servidores sobre a importância da campanha que é orientar na prevenção ao câncer de mama e, mais recentemente, ao câncer do colo de útero.

Na ocasião, o delegado-geral aproveitou para parabenizar a atuação da DECCM nos casos de violência contra à mulher na capital. “Primeiramente, destaco e agradeço aos servidores da DECCM pelo atendimento humanizado que desempenham diariamente e, ainda, também no encorajamento as vítimas para realizarem denúncias contra os agressores,” enfatizou Ramos.

(AI-PCAM/ Foto: Erlon Rodrigues)

Com entusiasmo, a delegada Débora Mafra falou sobre a importância do reconhecimento do trabalho dos servidores. “Em meio a rotina de trabalho, alguns servidores, especialmente as servidoras, acabam esquecendo que também precisam de cuidados com a saúde para prevenir doenças como o câncer de mama e câncer do colo do útero. Neste momento, a presença do delegado-geral representa o apoio a causa”, disse a delegada.


(AI-PCAM/ Foto: Erlon Rodrigues)

Ao longo do mês de outubro deste ano, a equipe do DCA irá desenvolver atividades em unidades policiais de toda a capital. “Iniciamos a abertura da campanha Outubro Rosa, com a visita na DECCM, que é o símbolo da luta da Polícia Civil na causa das mulheres vítimas de agressão. Nosso objetivo é alertar tanto o público, quanto os servidores sobre a importância da prevenção de doenças”, explicou a delegada Alynne Siqueira.

Prevenção - Casos irreversíveis do câncer de mama são, geralmente, ocasionados por falta de informações suficientes sobre a prevenção da doença. Reconhecer os sinais é o ponto de partida para o tratamento prévio da doença. Quando diagnosticado ainda na fase inicial, as chances de sucesso podem chegar até 90% dos casos.

Entre os principais sinais da doença estão o surgimento de caroços na mama ou axilas; inchaço nas axilas ou ao redor da clavícula; mudança no tamanho e formato da mama; secreção expelida pelos mamilos ou inchaço e escurecimento deles. Caso haja a presença constante desde sinais, a mulher deverá procurar uma unidade de atendimento hospitalar.

Comentários