Governo do Estado desenvolve ações de segurança, turismo e conscientização no Porto de Parintins

O Governo do Estado, por meio das secretarias, vem desenvolvendo ações de segurança pública, turismo, conscientização e abordagens educativas no Porto da ilha Tupirabarana, durante o 54º Festival Folclórico de Parintins. Pela primeira vez, a Polícia Civil implantou a Delegacia Especializada em Atendimento ao Turista para atender os visitantes da ilha que chegam nas embarcações, além dela, está ancorada no Porto a balsa da Delegacia Fluvial, focada em investigar os crimes que acontecem na área fluvial da cidade. A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP/AM) em parceria com a Polícia Militar dispõe no porto a Politour, policiais voltados em atender os turistas internacionais.

Serviço pioneiro também na ilha, os cães farejadores da Polícia Militar realizam revistas nas embarcações à procura de entorpecentes e materiais ilícitos. Na manhã desta quinta-feira (27), a cadela Vênus e o cão Mike fizeram a revista em uma embarcação recém-chegada no município. Aos visitantes, foram distribuídos flyers da Secretaria de Estado dois Diretos Humanos (Seped), orientações foram fornecidas pela Politour, Amazonastur, e atividades de conscientização da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc). A Defesa Civil também atua no Porto para prevenção de acidentes e ocorrências.

Cães farejadores da Polícia Militar realizam revistas nas embarcações. (Foto: Alailson Santos)

Com o objetivo de atender turistas com maior rapidez, registrar boletim de ocorrência (BOs) e acompanhar casos que precisem de investigação, a Polícia Civil implantou a delegacia do turista. “Pela primeira vez nós idealizamos um atendimento mais direcionado ao público que vem chegando e precisa de algumas informações e bem como os que sofrem com algum tipo de perda de documento ou mesmo furto, vítima algum outro crime e precisa de um primeiro atendimento até porque a nossa delegacia regional fica um pouco distante do Centro, então pensando nisso, nós iremos manter durante o festival um efetivo, durante todo dia aqui no porto, se for um caso mais grave, nós fazemos a condução com a viatura que está sempre aqui presente”, informou o delegado Sinval Barroso.

Delegacia do turista. (Foto: Alailson Santos)

A delegacia vai registrar todo tipo de crime, seja perda de documento, entrada de menores na cidade, roubos, furtos. “Toda hora que chegar um barco, vai ter pessoas aqui perguntando se precisam de algum atendimento, nós também implementamos esse ano o canil da polícia civil e a base da delegacia fluvial que é base de todas nossas operações, sem contar que todos os crimes que ocorrem na orla são atendidos pela delegacia fluvial, contamos com uma lancha para ações rápidas da polícia”, afirmou Barroso.

A Defesa Civil também está presente no Porto de Parintins fazendo trabalho de prevenção e monitoramento durante a chegada das embarcações. O órgão possui um centro de monitoramento climatológico na ilha e também faz vistoria em áreas alagadiças. Não somente no porto, mas na orla da cidade, a Defesa Civil vem orientando os visitantes e moradores. “Essa atuação aqui no porto é uma ação preventiva de orientação para justamente os brincantes que estão chegando na cidade, para eles tomarem conhecimento das ações preventivas que eles possam vir tomar, isso ai é prevenir qualquer tipo de desastre, lesão físicas que eles venham sofrer em decorrência de qualquer eventualidade que possa acontecer”, comentou o tenente Adailson Brito.

A Defesa Civil também está presente no Porto de Parintins. (Foto: Alailson Santos)

Seped

A Seped faz abordagens de sensibilização e conscientização em alguns pontos da cidade, como no Porto de Parintins. A equipe orienta sobre acessibilidade e de serviços oferecidos pelo órgão, como os cadastros no estado e passe legal, que também está sendo realizado na Praça da Catedral e na feira de artesanato.

Amazonastour

A Amazonastur atua com quatro pessoas para recepcionar o turista que desembarca na ilha. Estão sendo distribuídos mapas com informações turísticas e mais brindes para o turista. Até o próximo domingo, os recepcionistas estarão de 7h às 18h, no porto de Parintins.

Sejusc

A Sejusc realiza abordagens educativas sobre violência contra mulher, importunação sexual, feminicídio, combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, combate ao uso abusivo de álcool e outras drogas, conscientização da violência contra a pessoa idosa, rodas de conversa sobre os direitos humanos da população LGBT e direitos humanos das mulheres.